Saúde leva números do Mais Médicos a congresso
Publicada em 04/08/2014 às 18:21A Prefeitura de Jundiaí foi representada nesta segunda-feira (4) pelo secretário de Saúde, Gerson Vilhena, na abertura da mesa-redonda sobre o programa Mais Médicos, no 2º Congresso Integrado de Saúde da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí). Na ocasião, ele levou um resumo sobre a participação da cidade no programa federal.
“Recebemos cinco médicos, um brasileiro e quatro cubanos, que nos ajudaram a elevar o número de equipes de Saúde da Família dentro de nossa meta de passar de cinco para 30 equipes ao longo do governo Pedro Bigardi. Além disso, oferecemos capacitação em língua portuguesa para 33 profissionais que atenderão em cidades da região, numa parceria com a Secretaria de Educação”, explicou Gerson.
MAIS SAÚDE
Saiba mais sobre o Congresso
3ª Semana do Bebê tem 70 eventos programados
Moradores destacam avanços da Unidade Médica Marechal
O secretário lembrou também o investimento de R$ 107 mil anuais complementados aos profissionais do Mais Médicos em custos de aluguel, transporte e alimentação.
Atualmente são 12 equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família), que incluem o médico generalista, e outras 10 da EACS (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde), que seguem o modelo normal das unidades básicas. Ao todo, 22 das 37 unidades da rede nos bairros já contam com um desses formatos. E dos 99 profissionais deste segmento, 15 foram contratados ano passado.
“O programa também coloca um novo ciclo curricular de 2 anos para os futuros formandos de medicina do País a ser usado na rede básica, além da reordenação de cursos e vagas”, comentou. O tema foi discutido em seguida pela mesa redonda com Eduardo Tadeu Pereira, da Associação Brasileira de Municípios, com Renato Françoso, do Conselho Federal de Medicina, e com Sigisfredo Luís Benelli, da Associação Brasileira de Ensino Médico.
A abertura contou ainda com a diretora regional de saúde do Governo Estadual, Márcia Bevilacqua (DRS-7), com o diretor da FMJ, Itibagi Rocha Machado, e com outras autoridades.
Visão geral
O secretário Gerson Vilhena já havia comparecido na abertura do evento paralelo do 5º Simpósio Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, no sábado (2), também na FMJ. Na ocasião, ele mostrou o trabalho da Secretaria de Saúde com a rede preventiva de atenção básica (37 unidades), ambulatórios e centros especializados (11), unidades de urgência e emergência (9) e unidades de vigilância em saúde (6), além dos setores farmacêuticos e administrativos.
“Além de novas obras e uma ampla reforma em andamento para toda essa estrutura, isso abriga grande número de programas nos diversos ramos da saúde – desde a preventiva até a alta complexidade. Em alguns casos, até os premiados como no caso da Primeiríssima Infância ou da Saúde Bucal. É um setor com demanda permanente e nos honra colaborar com o governo nessa agenda”, afirmou Vilhena, que é formado pela 7ª turma da Faculdade de Medicina.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: PJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original