Prefeito Pedro Bigardi abre Semana da Pátria
Publicada em 01/09/2014 às 16:48“A construção da democracia e da liberdade é feita no dia a dia e superar as desigualdades sociais é um compromisso que devemos assumir”, disse o prefeito Pedro Bigardi durante a abertura da Semana da Pátria, que conta com programação alusiva ao Dia da Independência. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (1º). O ponto alto será o desfile cívico e militar, domingo (7), na avenida Luiz Latorre.
O prefeito também fez elogio à pessoas que percorreram as ruas da cidade com a tocha, dizendo que são privilegiadas. “É uma grande demonstração de civismo e amor à nossa Pátria”, disse, emendando com o convite para o desfile do domingo.
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
LEIA TAMBÉM
Semana da Pátria: PM e estudantes participam de hasteamento
A primeira atividade foi a saída do fogo simbólico, logo após breve solenidade cívica na Escola Superior de Educação Física (Esef), na qual estiveram presentes autoridades, convidados e os cerca de 60 integrantes do grupo que percorreu diversas ruas da cidade até chegar à Praça Governador Pedro de Toledo, onde foi realizada a abertura das comemorações. A tocha chegou pelas mãos do tenente José Odilon Figueira, do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC).
A participação de alunos da Esef marca também a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física. Além de alunos da escola, o grupo que levou o fogo até o Centro foi composto por guardas municipais, agentes de trânsito, policiais militares (Rodoviária e Ambiental) e soldados do 12º GAC.
Neste ano, a cerimônia de saída da tocha teve uma novidade: três crianças – Yasmin, Bianca e Miguel – levaram uma tocha menor, entregue para o aluno acender a pira, montada em frente à Esef, e, na sequência, acender a tocha, que foi revezando de mão em mão durante todo o percurso até a Praça Governador Pedro de Toledo.
Todos os dias
No decorrer da semana, as bandeiras do Brasil, do Estado e a de Jundiaí serão hasteadas todos os dias, às 8h, sempre com a presença de uma entidade civil ou militar. Nesta terça (2), será a Polícia Militar; na quarta (3), o Corpo de Bombeiros; na quinta (4), a Guarda Municipal; na sexta (5), o movimento sindical; e, no sábado (6), entidades do comércio.
O 12º GAC e a cidade
Em sua fala, o tenente-coronel Luciano Sibinel, comandante do 12º GAC, disse que a solenidade faz lembrar da ligação estreita da unidade militar com a cidade.
O secretário municipal da Casa Civil, José Carlos Pires, comentou que comemorar a Semana da Pátria é um momento de afirmação do Estado brasileiro, através do seu território e de seu povo.
Também estiveram presentes os secretários municipais Tércio Marinho (Cultura), Alan Piccolo (Obras) e Mary Fornari Marinho (Recursos Humanos), o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o diretor Pedro Rocha Marttos (Esef), os vereadores Márcio Pentecostes (representando a Câmara Municipal) e José Carlos Ferreira Dias, o major-PM Ricardo (comandante interino do 49º Batalhão da Polícia Militar) e coronel Luiz Rubens (comandante do Grupamento de Bombeiros), dentre outros convidados, que se juntaram à população presente ao ato.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Conselho de Relações Internacionais de Jundiaí encerra o ano com balanço positivo de ações
-
14/12/2024
Nova sede da Polícia Militar Ambiental é inaugurada em Jundiaí
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população