Jundiaí participa de Fórum de Biogás em São Paulo

Publicada em 03/09/2014 às 18:31

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, participou do Fórum Brasil-Alemanha de Biogás, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira (3). Jundiaí é cidade pioneira na America Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos sólidos. “Fomos convidados por conta do projeto desenvolvido em Jundiaí. É importante nossa participação para trocarmos experiências e mostrarmos o que estamos realizando na cidade”, disse o secretário.

O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado no município foi apresentado pelo secretário aos participantes durante as conversas. A iniciativa, que garante o tratamento e destinação de resíduos sólidos pela Prefeitura de Jundiaí, foi selecionado em 2013 pelo governo da Alemanha e já está em andamento.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança o Circuito das Árvores

Secretário participou de evento em São Paulo

O secretário destacou que Jundiaí já está preparada para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Além disso, frisou que o município conta com uma parceria com os alemães, por meio da Universidade Braunschweig. A instituição de ensino, inclusive, teve o professor Klaus Fricke como representante no evento em São Paulo, junto com Christiane Pereira, também da universidade.

O Fórum de Biogás segue até esta quinta-feira (4), com a participação o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Lucas Aparecido Rodrigues, e também do assessor Anderson Araújo.

Parceria
O envolvimento entre Jundiaí e Alemanha começou em junho de 2013, quando o secretário Aguinaldo Leite participou do 5º Simpósio Internacional realizado em Hannover, na Alemanha. O evento, que foi organizado pelos governos brasileiro e alemão, contou com a participação de mais de 80 países.

Dois meses depois, um encontro promovido na cidade de Bonn, também na Alemanha, deu início ao programa I-NoPa (Novas Parcerias). Jundiaí apresentou um projeto da cidade em busca de parceria para solução sustentável na questão dos resíduos sólidos.

Em novembro, o prefeito Pedro Bigardi foi convidado pelo governo alemão e pela GIZ (agência de cooperação internacional) para participar de uma visita técnica na Alemanha. Dos projetos apresentados no I-NoPa, Jundiaí foi a única cidade selecionada.

Jundiaí: pioneira no tratamento de resíduos

É a primeira cidade do Brasil que faz uma parceria de pesquisa deste nível com outro País. O recurso oferecido pelo governo alemão já está sendo utilizado para diagnosticar e implementar o melhor projeto de tratamento mecânico-biológico na cidade.

O projeto de estudo tem a duração de 15 meses e prevê investigação das características físicas, químicas e biológicas dos resíduos produzidos em Jundiaí – são 400 toneladas por dia. Além disso, o projeto fará uma análise do mercado potencial de consumo dos subprodutos que serão gerados após o tratamento mecânico e biológico como, por exemplo, composto, biogás e eletricidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/03/jundiai-participa-de-forum-de-biogas-em-sao-paulo/
Leia mais sobre