Prefeitura lança o Circuito das Árvores

Publicada em 02/09/2014 às 15:59

A Prefeitura de Jundiaí vai celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro) em grande estilo. Por meio da Secretaria de Serviços Públicos, com apoio do Instituto Agronômico de Campinas, será realizado dia 15 de setembro o lançamento do Circuito das Árvores de Jundiaí.

O evento ocorre no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). O trabalho tem como objetivo apresentar o trabalho de identificação, caracterização e catalogação de cerca de 60 exemplares de árvores presentes na Unidam e outras áreas participantes do circuito.

LEIA TAMBÉM
Feira de orgânicos traz atrações no domingo (7)
Jundiaí discute plano municipal da Mata Atlântica

Entre os espaços apresentados está a Unidam

Entre os espaços apresentados está a Unidam

No dia do lançamento do programa, a partir das 8h30, ainda será possível se inscrever para visitar os circuitos. Serão 30 vagas para a estreia. Como o programa será permanente, após a data de abertura, grupos escolares ou de pessoas interessadas no tema poderão se inscrever para conhecer os circuitos, que estarão disponíveis para visitas marcadas.

Além da Unidam, que é o viveiro municipal, estão entre os espaços a serem visitados o Centro de Engenharia e Automação do IAC em Jundiaí e o Jardim Botânico. As visitas serão permanentes e poderão ser marcadas por meio do telefone (11) 4582-2468 ou pelo e-mail jardimbotanico@jundiai.sp.gov.br.

De acordo com a engenheira agrônoma da Unidam, Ana Terezinha Maranha Peche, o objetivo deste trabalho é a educação ambiental. “O propósito é mostrar quantas árvores temos e que vale a pena conhecê-las. Todos os circuitos terão bons papos sobre esse tema.” Além disso, ela comenta que curiosidades sobre as árvores serão contadas. “O Eucalipto, por exemplo, é uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil através de Jundiaí”, explicou.

Programação do lançamento
No dia 15, às 9h, será iniciado o ciclo de palestras, com o tema ‘Árvores – estrutura, características e ciclo de vida’, com o engenheiro Thiago Ponto Pires. Ele falará sobre a composição e ecologia das árvores. E, na sequência, das 10h às 12h, ocorre a apresentação do circuito da Unidam, no qual os visitantes poderão conhecer detalhes sobre as principais espécies do local.

No período da tarde, das 13h30 às 15h30, é a vez da apresentação do circuito no IAC, localizado na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, quilômetro 65. Para finalizar, das 15h30 às 17h30, será a vez da apresentação do circuito do Jardim Botânico, com detalhes sobre diversas espécies da flora mundial.

Para definir datas das visitas e mais informações sobre o evento: (11) 4582-2468.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/02/prefeitura-lanca-o-circuito-das-arvores/
Leia mais sobre