Desfile de Sete de Setembro tem novidades

Publicada em 04/09/2014 às 17:04

O desfile comemorativo do Dia da Independência neste domingo (7), às 8h30, na avenida Prefeito Luiz Latorre, vai contar com novidades entre os participantes. Uma delas é a presença de produtores rurais, que devem trazer tratores ou caminhões para o evento. O encerramento contará com um grupo de cavaleiros.

O prefeito Pedro Bigardi destaca a importância de comemorar a data. “Essa é uma grande festa da democracia plena. É preciso comemorar e preservar a história do País”, salienta.

Cavaleiros são uma das novidades no desfile deste ano

“Estamos estimulando essa participação para que as pessoas se lembrem que Jundiaí continua sendo uma cidade com atividade agrícola de muitas famílias”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Várias secretarias estão envolvidas na organização do evento, que este ano registrou aumento no número de entidades e participantes em relação a 2013. São 34 entidades e 1,8 mil participantes – no ano passado foram 31 entidades e 1,4 mil participantes.

Na Secretaria de Saúde, um grupo de funcionários também estará presente. De acordo com o secretário Gerson Vilhena, a participação é voluntária. “Achamos que a saúde pública é uma conquista da cidadania e isso deve ser representado”, afirmou.

A expectativa é que o público ultrapasse as 10 mil pessoas do ano passado. Haverá distribuição de bandeiras do Brasil e de Jundiaí. A avenida será interditada das 6h ao meio-dia. Às 8h, as autoridades participam do hasteamento das bandeiras na praça do cruzamento da avenida Nove de Julho com a avenida Luiz Latorre.

Na ordem de apresentação, o desfile será aberto pelos soldados e viaturas do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), do Exército, seguido pela Polícia Militar, pela Polícia Militar Rodoviária, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal de Jundiaí.

Em seguida desfilam grupos da Divisão de Fiscalização do Comércio (da Secretaria de Finanças), da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde.

A comunidade entra a seguir com a Intermédica, a Unimed, o Conselho de Corretores de Imóveis (Creci), o Clube do Carro Antigo, o Fusca Clube, o Jeep Clube, o Grupo de Escoteiros Serra do Japi, o Grupo de Escoteiros Curuqui, o Clube de Desbravadores Conexão Japi, o Clube de Aventureiros Órions, o 82º Grupo Escoteiro Jundiá, o Grupo Escoteiro Dom Gabriel, a Ordem Demolay e o Clube Aventureiros Lumi Maná.

As escolas marcam presença com a EMEB Rotary Club, o Colégio Futura Jundiaí e, depois da Pastoral do Menor (Paim), com a Escola Técnica Vasco Venchiarutti (Etevav) e com a Escola Superior de Educação Física (Esef). Após a Secretaria Municipal de Esportes e da Jundiaí Ocelots Football, será a vez das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A Secretaria de Esportes e Lazer traz os pilotos e carros da equipe QG Racing de Kart, dividindo o desfile com os atletas das modalidades esportivas. Pela primeira vez, a equipe de pedestrianismo desfilará como uma modalidade própria e divulgando ainda programas desenvolvidos como o Zumba nos Bairros, Torcendo por Jundiaí e Circuito do Esporte.
Os produtores rurais de Jundiaí, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, desfilam em seguida destacando a importância dos bairros rurais. Em seguida, o Bloco dos Motociclistas desfila com integrantes de diversos motoclubes da cidade antes do encerramento do desfile, realizado pelos cavaleiros do bloco Amigos do Cavalo.

Transporte
A avenida Luiz Latorre vai ser interditada das 6h às 12h no domingo. A Secretaria de Transportes vai oferecer linhas de ônibus saindo dos terminais Central (linha 100 – Circular Desfile da Independência) e Hortolândia (linha 200 – Circular Desfile da Independência) especialmente para quem deseja participar do desfile. Os ônibus sairão de 20 em 20 minutos, a partir das 7h.

Neste ano, 34 entidades participam do desfile, na avenida Prefeito Luiz Latorre

Estrutura
Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, haverá duas tendas cobertas com rampa. Durante o período de desfile estarão à disposição 30 banheiros químicos, sendo seis para pessoas com necessidades especiais.

Equipes de saúde estarão disponíveis para atender a população, na concentração do desfile, no percurso e na dispersão, com apoio de ambulâncias.

O Desfile Cívico e Militar encerra a programação da Semana da Pátria, que teve início no dia 1º com a corrida dos atletas e cerimônia do fogo simbólico, e prosseguiu durante a semana com atos cívicos na Praça Governador Pedro de Toledo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/04/desfile-de-sete-de-setembro-tem-novidades/