Semana do Idoso terá mais de 50 eventos neste ano

Publicada em 05/09/2014 às 13:52

A 17ª Semana Municipal do Idoso, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, já tem mais de 50 eventos confirmados. A extensa programação, de 18 a 27 de setembro, deve-se principalmente ao engajamento e adesão da rede municipal de saúde ao evento. No ano passado, nove unidades de saúde promoveram ações durante a semana. Este ano, 20 UBSs já confirmaram participação, algumas com atividades durante toda a semana.

A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, explica que antes a programação da Semana do Idoso era centralizada, mas, a partir do ano passado, por sugestão de uma gerente de UBS, as ações foram descentralizadas. “Incentivamos as unidades de saúde a promoverem atividades voltadas para esse público. Com isso, atingimos um número maior de pessoas, porque muitos idosos não se deslocam até o Centro.”

Confira a programação completa da 17ª Semana Municipal do Idoso

LEIA TAMBÉM
Oportunidade de emprego para deficientes é realidade
Lotes regularizados recuperam 64,5 mil m² de área verde

 No ano passado, ações nas unidades de saúde reuniram cerca de 2 mil idosos


No ano passado, ações nas unidades de saúde reuniram cerca de 2 mil idosos

Segundo Cláudia, cerca de 2 mil idosos participaram das atividades no ano passado nas unidades de saúde e a expectativa é de que esse número dobre.

“Este ano emprestamos o tema da Conferência Nacional do Idoso, de 2015 em Brasília, que é o protagonismo e empoderamento da pessoa idosa. O objetivo é sensibilizar todos sobre o abuso e maus-tratos aos idosos”, explica Cláudia Sartori. Segundo a coordenadora, a programação central será voltada a três públicos diferentes: os idosos, os funcionários da Prefeitura e a sociedade civil.

Programação central
A programação começa no dia 18 (quinta-feira), às 8h30, com a palestra “Mitos do Envelhecimento: Engajamento e Isolamento Social na Velhice”
, com a doutora em gerontologia e professora da USP, Andrea Lopes. A palestra é voltada para o público idoso e será no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), no Parque da Uva.

No mesmo dia 18, às 13h30, Andrea Lopes fala sobre “Abuso na Velhice: Por Que Devo Me Importar?”, também no auditório do Funss. Desta vez, a palestra é voltada para funcionários da Prefeitura de Jundiaí.

A terceira palestra será no dia 19 (sexta-feira), às 13h30, no Centro de Convivência do Idoso (Criju), no Complexo Argos. A doutora em gerontologia e professora da PUC São Paulo, Beltrina Côrte, fará palestra sobre “Envelhecimento: Cuidados e Abusos” para voluntários da sociedade civil que trabalham com público idoso.

Além das palestras, estão programados dois eventos de lazer. No dia 20 (sábado), às 14h, haverá o Baile Especial do Criju, e, no dia 24 (quarta-feira), também no Criju, a apresentação da Banda São João Batista.

A programação nas unidades de saúde começa no dia 22 e vai até o dia 27, com passeios, palestras, apresentações artísticas, oficinas de culinária, bailes, dança circular, aulas de ginástica, e outras atividades.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/05/semana-do-idoso-tera-mais-de-50-eventos-neste-ano/