Oportunidade de emprego para deficientes é realidade

Publicada em 04/09/2014 às 17:07

De um lado, empresas da região com mais de 400 vagas abertas a deficientes. De outro, pessoas de toda região com alguma deficiência que buscam por uma chance profissional. Para aproximar esses interesses, uma ação combinada entre a Prefeitura de Jundiaí e a iniciativa privada com o objetivo de selar este encontro. Foi assim a ação “Prazer em Conhecer Efetivando”, desenvolvida pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

A atividade, que faz parte das metas do governo Pedro Bigardi, tomou todo o espaço do Centro das Artes, no Centro, na manhã desta quinta-feira (4). No local, cada uma das 20 empresas participantes contava com dois ou três funcionários que recebiam os interessados para a realização de um cadastro único, que passa a integrar um banco de dados dessa mão de obra específica. As entrevistas começaram a ser feitas no interior do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Depois, em razão do movimento, tomaram os bancos e cadeiras de todo espaço térreo do prédio.

LEIA TAMBÉM
Primeiríssima Infância: Jundiaí é referência para Armênia
Confira as vagas de emprego mais recentes do PAT de Jundiaí
Jundiaí inova com atendimento móvel do Procon à população

Adriana Cristina durante a entrevista: dê olho na oportunidade

Algumas pessoas já saíram de lá pré-selecionadas para uma vaga. Representando uma empresa do segmento alimentício, Bruna e Luciane adiantaram que “alguns candidatos chamaram nossa atenção”. O próximo passo é uma nova entrevista e a entrega da documentação necessária para a conquista da tão sonhada vaga.

Adriana Cristina dos Santos, 32 anos, contou que ficou sabendo da oportunidade nas aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e que mal dormira à noite pela ansiedade. Moradora do Ivoturucaia, a cadeirante – que tem uma paralisia cerebral leve – diz que nunca trabalhou. Mas está confiante. Comovida, acredita que a hora finalmente tenha chegado. “Eu estou muito emocionada. Adoro recepcionar e lidar com o público. Quem sabe eu consiga uma vaga de atendente”, desabafa, em tom confiante. A jovem chegou ao Centro com o veículo especialmente adaptado cedido pela Prefeitura. Estava de passagem. Após a entrevista, seria levada à Amarati, onde já desenvolve atividades no setor ocupacional, com vistas à coordenação motora.

Assim como ela, centenas de pessoas são aguardadas para passar pela seleção. Ao todo são 400 vagas abertas pontualmente para essa iniciativa, com o objetivo não apenas de atender a Lei de Cotas para Deficientes, mas de gerar a participação econômico-social pela porta da oportunidade. “Nós conseguimos um ônibus para trazer todos os alunos deficientes do EJA (Educação para Jovens e Adultos) que não tenham capacidade de locomoção”, conta Reinaldo Fernandes, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência.

A coordenadoria, aliás, manteve uma espécie de estande por ali, com distribuição de folders sobre os direitos do deficiente e da campanha ‘Estacione Consciente’, além de encaminhar quem vinha chegando.

Ação faz parte das metas do prefeito Pedro Bigardi

Oportunidade
Para a coordenadora do PAT, Cida Gibrail, “é uma excelente oportunidade para os serviços sociais de inclusão se conversarem. Hoje, temos aqui o INSS, que pretende reincluir aquelas pessoas afastadas. Temos o NAPD (Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência), que encaminhou diversos assistidos. Temos a Coordenadoria da Pessoa Com Deficiência. Enfim, é uma oportunidade única, e sem nenhum custo financeiro”.

Já o diretor de Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Gilson Pichioli, diz que o retorno das empresas foi tão positivo que o número de vagas não foi suficiente para atender a todos.

“Mas essa é uma primeira ação integrada. Nosso objetivo é que iniciativas como essa sejam realizadas com regularidade”, prevê, adiantando a participação da Prefeitura de Jundiaí na feira internacional de logística Brasil Log 2014, a ser realizada no Parque da Uva entre 22 e 24 de outubro.

“Além do estande da Prefeitura, montaremos um espaço da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, no intuito de aproximar a demanda das empresas de logística com essa mão de obra.”

A diretora de Recursos Humanos do Ciesp de Jundiaí, Vânia Mazzoni, estava satisfeita com as parcerias no sentido da divulgação da oportunidade. “Quando decidimos realizar esse programa, não sabíamos ao certo o que ia acontecer. Felizmente, já tinha gente aqui às 7h30. Quem fizer o cadastro e, por acaso, não for chamado, poderá ser selecionado em atividades futuras. O principal objetivo é ter esse banco de dados em mãos para trabalharmos a partir disso”, diz Vânia.

O PAT continua fazendo o cadastro dos deficientes durante o horário de funcionamento, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, no Centro das Artes. O candidato que for efetivado, inclusive, não perde nenhum dos benefícios enquanto deficiente.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/04/oportunidade-de-emprego-para-deficientes-e-realidade-em-jundiai/