Primeiríssima Infância: Jundiaí é referência para Armênia

Publicada em 03/09/2014 às 18:56

A Prefeitura de Jundiaí recebeu a visita de uma comitiva do governo da Armênia, nesta quarta-feira (3). O grupo está no Brasil para conhecer experiências de sucesso no combate à mortalidade infantil e um dos destinos escolhidos foi a cidade.

A visita foi articulada pela Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Itamarati, com o Governo do Estado de São Paulo, a pedido da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Confira as fotos da visita da Comitiva da Armênia

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe prêmio nacional de saúde bucal

Emoção marca evento de apoio aos tabagistas

O município ganhou destaque internacional recentemente pela conquista do Prêmio Alas/BID na categoria “Innovation Award”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o Programa Primeiríssima Infância, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A articuladora do programa na região, Lígia Maria de Almeida Bestetti, do Governo do Estado, apresentou algumas ações e diretrizes do Primeiríssima Infância.

Prefeito Pedro Bigardi: “Importância do Primeiríssima Infância”

Outro destaque foi a redução da mortalidade infantil em Jundiaí, de 10,62 óbitos para cada mil nascidos vivos em 2012 para 9,71 em 2013. O valor desejado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 10 óbitos por mil nascidos vivos.

“O Primeiríssima Infância é um programa que tem mostrado resultados práticos. É uma ação realizada por todo o governo, intersetorial. O programa ajuda a integrar ações nesse sentido, com isso a gente consegue avança e qualificar. Acredito muito nesse programa”, disse o prefeito Pedro Bigardi.

Bigardi também destacou que essa relação de cooperação internacional ajuda na troca de experiências. “As crianças de Jundiaí, do Brasil e da Armênia têm as mesmas necessidades, precisam da nossa atenção, dos nossos cuidados, do nosso respeito.”

Além do Primeiríssima Infância, o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, falou sobre o Consultório de Rua, um novo serviço realizado há 3 meses pela Secretaria de Saúde com objetivo de chegar até as gestantes que vivem na rua, principalmente usuárias de drogas.

“No primeiro mês conseguimos captar quatro gestantes com menos de 15 anos nessa situação. Oferecemos acompanhamento da gravidez mesmo que estejam vivendo na rua. Isso também vai colaborar para reduzirmos os índices de mortalidade infantil”, destacou o secretário.

As prefeituras de Cabreúva e de Itatiba, que fazem parte do Comitê Regional do Primeiríssima Infância, também participaram do encontro e mostraram algumas experiências positivas no âmbito da melhoria do atendimento à criança.

Durante a tarde, a delegação visitou a Emeb Carla Andressa de Oliveira Sinigália, na Vila Hortolândia, que atende cerca de 150 crianças de 4 meses a 4 anos, em período integral, e a unidade básica de saúde UBS Jardim Novo Horizonte, que atende mais de 30 mil usuários cadastrados na região oeste.

Grupo visitou uma Emeb e uma unidade de saúde

Articulação
“Trouxemos essa delegação para Jundiaí porque soubemos dos bons resultados obtidos aqui no âmbito da saúde e proteção da criança. Um grande problema na Armênia é a desigualdade e eles puderam aprender muita coisa aqui, como fazer a política pública chegar a todos os cidadãos”, disse a gerente de Cooperação Sul-Sul da Unicef, Michelle Barron.

Durante a estada em São Paulo, a delegação da Armênia também visitou a nova ala da maternidade e gravidez precoce do Hospital das Clínicas, na capital. Ainda esta semana, o grupo vai conhecer a Casa do Adolescente, em Heliópolis, e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Integram a delegação do governo da Armênia: Astghik Mirzakhanyan (chefe do Departamento de Assuntos Sociais do Governo), Karine Saribekyan (chefe do Departamento de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde), Izabel Abgaryan (chefe do Departamento Jurídico do Ministério da Saúde), Astghik Minasyan (chefe do Departamento de Assistência Social do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais) e Sonya Arushanyan (coordenadora de Saúde Materno-Infantil e Nutrição do Ministério da Saúde). Além dos representantes da Unicef, Liana Hovakimyan, Mihran Hakobyan e Gala Dahlêt.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/03/primeirissima-infancia-jundiai-e-referencia-para-armenia/
Leia mais sobre