Jundiaí recebe prêmio nacional de saúde bucal

Publicada em 02/09/2014 às 16:49

Depois de alcançar o 1º lugar estadual em sua categoria, Jundiaí recebeu oficialmente em Florianópolis (SC) o prêmio nacional do Conselho Federal de Odontologia como quinto colocado na categoria de municípios com população acima de 300 mil habitantes. Ambas fazem parte do Prêmio Brasil Sorridente, em que Jundiaí se destacou por ficar à frente de diversas capitais brasileiras.

Na cerimônia, realizada quinta-feira (28), o prefeito Pedro Bigardi foi representado pela diretora de Planejamento e Gestão de Projetos da Secretaria de Saúde, Carmen Martins Juncal Tubini, e pelo coordenador técnico da Saúde Bucal, Maurício Rodolfo Ciampaglia.

LEIA TAMBÉM
Emoção marca evento de apoio aos tabagistas

Prefeito entrega ampliação da UBS Caxambu
Prefeitura e Hospital São Vicente fazem reunião técnica

Secretário Gerson Vilhena e Maurício Ciampaglia: destaque

“Temos acompanhado as mudanças promovidas pela Secretaria de Saúde desde o ano passado e notamos as melhorias, mas prêmios como esses coroam esse trabalho de equipe. A divisão por categorias destaca ainda mais a atuação em cidade maiores, mais complexas”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, na semana anterior.

Na premiação nacional, Jundiaí ficou ao lado de Vila Velha (ES), Florianópolis (SC), Manaus (AM) e Ponta Grossa (PR).

Segundo Cimpaglia, a cidade vem se destacando nessa área por conta da qualidade da água, do controle da concentração de flúor e o trabalho de prevenção em odontologia, com foco na importância da escovação antes do aparecimento da cárie e de outros problemas odontológicos.

“Trabalhamos muito essa questão nas escolas e creches. Também temos de destacar o tratamento curativo oferecido em 28 das 37 unidades de saúde e a valorização dos dentistas na rede de saúde”, afirmou o coordenador.

Em Jundiaí, os grupos prioritários na atenção básica e especializada são crianças e adolescentes, idosos, gestantes e pessoas com deficiências ou doenças crônicas. Mas a cidade conta também com atendimento de urgência para toda a população.

Coordenadores do Ministério da Saúde e do CFO na entrega do prêmio

O prêmio
O Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia, concedido pelo sistema CFO/CROs, em parceria com o Ministério da Saúde, é um reconhecimento dos Conselhos Federal e regionais de Odontologia para municípios que realizam trabalhos em prol da população. Esta é a nona edição da premiação.

Foram selecionados cinco vencedores em três categorias: municípios com até 50 mil habitantes, de 50.001 a 300 mil e acima de 300 mil.

A entrega aos representantes de Jundiaí foi feita pelo coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, e pelo presidente do CFO, Ailton Morilla Rodrigues.

Niza Souza
Fotos: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/02/jundiai-recebe-premio-nacional-de-saude-bucal/
Leia mais sobre