Desfile: Diversidade marca espetáculo na Luiz Latorre
Publicada em 07/09/2014 às 14:04A marca do Desfile da Independência neste domingo (7) foi a grande adesão de instituições e da comunidade. Além dos tradicionais setores de segurança, escolas, atletas, carros antigos e motocicletas, diversas novidades surpreenderam como karts, cavalos, tratores e batuques.
“Tivemos um grande momento como comunidade”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, sobre o desfile, ao lado da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
VEJA TODAS AS FOTOS DO 7 DE SETEMBRO
LEIA TAMBÉM
Dia da Independência leva 18 mil ao desfile
Os caminhões militares, como é tradição, abriram a apresentação seguidos por viaturas da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros.
Uma das novidades foi o bloco de servidores da Saúde, liderado pelo secretário e médico Gerson Vilhena. Essa participação direta também viria posteriormente com o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes (com a grande comitiva de atletas) e com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi (com um inédito bloco de tratores). E incluindo também o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires (no bloco dos cavaleiros).
No campo das escolas e grupos de escoteiros, uma das surpresas ocorreu com a escola municipal EMEB Rotary Club pelas fantasias inspiradas na cultura popular e no batuque trazido pelo grupo Tambores de Inkice.
“Os projetos de arte são escolhidos por cada escola, mas estamos incentivando essa área de cultura dentro delas”, comentou o secretário de Educação, vice-prefeito Durval Orlato.
Surpresas
As tradições continuam fortes, como no sucesso do antigo Fusca junto ao público que foi percebido no desfile de um modelo preto da Polícia Civil e de um modelo bicolor da Polícia Militar, restaurado entre outros no Clube do Carro Antigo.
Mas as surpresas continuaram com grupos de kart e até o time de futebol americano, o Jundiaí Ocelots, desfilaram ao lado das evoluções levadas pela Escola Superior de Educação Física (Esef) e por diversas modalidades esportivas. Ou nos tratores que representaram o setor agrícola da cidade até mesmo com crianças como Marcos Vinicius Mingotti, desfilando ao lado do pai na direção das máquinas.
As motocicletas e triciclos do grupo Caveiras do Japi deram um grande show e foram muito aplaudidos. O contraste aconteceu com o encerramento feito por grande número de cavaleiros (muitos participantes da centenária Romaria de Jundiaí a Pirapora), que fecharam o espetáculo com uma grande exibição.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
19/11/2024
Cultura avança em projeto de digitalização de documentos de Jundiaí no acervo da Unicamp
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas