Integração foi a palavra de ordem no 7 de setembro
Publicada em 08/09/2014 às 17:57Marcado pelo recorde de público em Jundiaí, o Desfile da Independência, no domingo (7), foi um sucesso. Para a Prefeitura, o evento representou a integração entre as forças de segurança e a sociedade civil, representada pelas entidades de diversos setores que participaram do ato cívico.
O prefeito Pedro Bigardi enalteceu a presença de todos. “O desfile cresce a cada ano, e isso se deve à participação das pessoas, dos diversos organismos da sociedade e das escolas, que trazem mensagem de paz e civismo. O mérito deste sucesso é da comunidade.”
Confira as fotos do Desfile de 07 de Setembro
LEIA TAMBÉM
Dia da Independência leva 18 mil ao desfile
Desfile: Diversidade marca espetáculo na Luiz Latorre
De acordo com José Carlos Pires, secretário da Casa Civil, essa integração é necessária para o fortalecimento do município. “A segurança pública precisa de união, assim como a Prefeitura e os cidadãos. Essa sintonia estava muito presente no desfile. A participação foi conjunta, como pediu o prefeito Pedro Bigardi”.
Com 15 mil pessoas assistindo ao desfile e outras 3 mil participando, o evento foi aberto pelos caminhões militares, seguidos por viaturas da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros.
A sociedade civil foi representada pelo bloco de servidores da Saúde, liderado pelo secretário e médico Gerson Vilhena; comitiva de atletas, liderada pelo secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; e com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, com um inédito bloco de tratores. Incluindo também José Carlos Pires com os cavaleiros.
“Participei do desfile e ao mesmo tempo fiz parte do público, por conta desta integração. Poder exaltar o civilismo, a democracia e o patriotismo faz parte da nossa perspectiva de construir um País melhor”, frisou o chefe da Casa Civil.
Também participaram as fanfarras do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Clube do Carro Antigo, o time de futebol americano, o Jundiaí Ocelots, e alunos da Escola Superior de Educação Física (Esef).
Neste ano, para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, foram montadas duas tendas cobertas com rampa. Durante o período de desfile estavam à disposição 30 banheiros químicos, sendo seis para pessoas com necessidades especiais.
Ainda de acordo com José Carlos Pires, para o próximo ano a ideia é ampliar ainda mais o evento. “A estrutura foi bem planejada, mas queremos melhorar ainda mais em 2015. Assim como tivemos a abertura da Semana da Pátria, na sexta-feira (5), no Jardim Novo Horizonte, a ideia é descentralizar cada vez mais e levar o evento para outros vetores da cidade, além da região central”.
Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
12/11/2024
Jundiaí ganha destaque na América do Sul com iniciativa social pioneira
-
06/06/2024
Inclusão toma conta do Mundo das Crianças em festival com estudantes