Arborização Urbana é tema de encontro em Jundiaí

Publicada em 09/09/2014 às 19:03

A chegada da primavera motivou a realização de um seminário com especialistas de arborização urbana pela Prefeitura de Jundiaí no dia 25 de setembro (quinta-feira), voltado para os técnicos de órgãos públicos e de empresas terceirizadas do setor. Os palestrantes são o engenheiro agrônomo Marcelo Crestana e a médica especializada em patologia pulmonar Thaís Mauad.

“É um tema importantíssimo e está envolvendo o apoio de diversos setores”, afirmou o diretor do Jardim Botânico, Renato Steck. A instituição, ligada à Secretaria de Serviços Públicos, é parceira do Departamento de Parques e Jardins (Dipaj) ao lado da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), que mantém o viveiro municipal e também o Centro de Engenharia Agrícola (do Instituto Agronômico), com a DAE e outros.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança o Circuito das Árvores

Jundiaí discute plano municipal da mata atlântica

Técnicas de poda e as árvores urbanas na saúde: temas do evento

A parte da manhã vai ser destinada ao trabalho com o agrônomo Marcelo Crestana, um dos pioneiros no estudo da arborização urbana no antigo Centro de Assistência Técnica (CATI) da Secretaria Estadual de Agricultura, e a parte da tarde vai ser liderada pela médica Thaís Mauad, ligada à Universidade de São Paulo (USP), que integra o comitê internacional para nova definição de asma grave e disseminadora de cursos sobre o papel da arborização urbana para a saúde pública e a qualidade de vida.

Embora sem um censo definitivo, a zona urbana de Jundiaí tem uma estimativa de mais de 150 mil árvores (sem incluir a zona rural ou a área tombada da Serra do Japi), mas ainda com distribuição irregular.

A comissão organizadora do evento conta com o Diretor de Parques e Jardins, Fabiano Oliveira, com o engenheiro Tiago Ponto Pires e com a agrônoma Ana Teresinha Maranha Peche, do Jardim Botânico e Unidam.

Além dos técnicos do setor nas cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), outros interessados podem se inscrever para vagas remanescentes pelo telefone (11) 4582 2468.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/09/arborizacao-urbana-e-tema-de-encontro-em-jundiai/
Leia mais sobre