Oficinas de Dança Circular são a nova atração do Jardim Botânico

Publicada em 10/09/2014 às 17:25

Além da beleza das plantas, árvores e águas, o Jardim Botânico de Jundiaí vai ganhar neste quadrimestre uma nova atração aos segundos domingos de cada mês, começando no próximo dia 14 (domingo), das 9h30 às 11h. Trata-se das oficinas de dança circular, uma atividade organizada em parceria da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente com a Secretaria de Serviços Públicos e aberta a todos os interessados.

“Nós tivemos essa atividade durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, e a receptividade foi muito boa”, explica a técnica ambiental Luciana Maretti. As aulas serão orientadas por Roseli Ungarette, Viviane Mola e Ozeneide Machado, professoras voluntárias formadas pelo Instituto Triom, de São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança o Circuito das Árvores
Jundiaí discute plano municipal da Mata Atlântica

Atividade foi testada em junho e agora será mensal

Atividade foi testada em junho e agora será mensal

A prática havia sido trazida anteriormente a Jundiaí pela enfermeira Vivian Betelli, da unidade de saúde (UBS) Jardim Esplanada, que promove encontros semanais com idosos e tem estimulado esse conhecimento na rede de saúde como atividade preventiva. Sua formação é originária do grupo SemeiaDança, também na capital.

Na rede de saúde, benefícios aprovados

Na rede de saúde, benefícios aprovados

Origem
No Jardim Botânico, entretanto, as danças circulares visam a um público ainda mais amplo. A origem do tema, aponta o trio de professoras, está no trabalho de um coreógrafo alemão que pesquisou danças folclóricas por todo o mundo e viu a dança em roda como uma conexão entre as pessoas em diversas partes dos locais pesquisados. Esse trabalho criou raízes na Escócia e depois no Brasil, onde sua mestra Renata Ramos é uma das multiplicadoras.

Se você pensou em ciranda, por exemplo, tem uma noção do que vem em canções de diversos idiomas sob orientação no evento. Entre os objetivos estão o resgate de danças tradicionais, a promoção da cultura da paz, o estímulo ao autoconhecimento e à tolerância e a promoção do equilíbrio entre mente e corpo.

Além do domingo (14), as outras datas do semestre estão agendadas para o dia 12 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro. O local é o chamado “Teatro de Arena” do Jardim Botânico.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/10/danca-circular-e-nova-atracao-do-jardim-botanico/