GM prende homem que colocou fogo em área verde
Publicada em 16/09/2014 às 13:48A Guarda Municipal de Jundiaí deteve um homem de 34 anos, que foi flagrado ao atear fogo em uma área verde na região do Residencial Jundiaí. O crime, que tem pena de prisão de até 6 anos, foi confirmado pela Polícia Civil. A preservação do meio ambiente é uma das atribuições da Guarda Municipal de Jundiaí, conforme determinação do prefeito Pedro Bigardi. As pessoas devem denunciar casos deste tipo pelo telefone de emergência 153.
O flagrante foi feito domingo (14) pela GM, após denúncia anônima ao Centro de Controle Operacional (CCO) da corporação. Os guardas Neves e Simões localizaram o suspeito na avenida Eunice Cavalcante de Souza Queiros. Ao avistar a viatura, o homem correu e tentou fugir.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança Circuito das Árvores
Parques terão orientadores e monitoramento 24 horas
Alerta de preguiças abre plano de atenção aos animais na Serra
No Plantão Policial, o delegado responsável determinou a elaboração de boletim de ocorrência com base no artigo 250 do Código Penal: “Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”. A pena é de reclusão de 3 a 6 anos, mais multa.
O acusado foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.
Mais denúncia
Uma outra denúncia anônima, feita à Guarda Municipal na madrugada de segunda-feira (15), apontava a ação de um homem ateando fogo na mata existente às margens da avenida Antônio Pincinato, no Parque Eloy Chaves.
No local, os GMs Alessandro e Ismael iniciaram combate ao incêndio, que durou 5 horas. O suspeito, neste caso, teria conseguido fugir numa moto momentos antes da chegada da equipe.
Na manhã de segunda-feira (15), equipes da Divisão Florestal retornaram ao local com o objetivo de fazer o rescaldo e medir a área atingida pelo incêndio – 52 mil m². À tarde, no entanto, um novo foco de incêndio foi registrado no mesmo local – o que surpreendeu GMs, bombeiros e membros da Defesa Civil. Todos se empenharam no combate às chamas, que terminou na noite de segunda.
O subcomandante da Guarda Municipal, inspetor Paulo Vicente Soares, coordenou o trabalho no local. “A baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas propiciam maior risco de incêndios. Solicitamos a todos que evitem jogar bitucas de cigarro na mata, fazer fogueiras ou utilizar qualquer material que possa ocasionar incêndio“.
Soares também pediu à população que denuncie atos deste tipo. “A limpeza de terrenos utilizando-se de fogo é algo que expõe os remanescentes ambientais a riscos, que podem acarretar prejuízos ambientais. O causador responde pelo crime e os cidadãos devem ajudar-nos por meio das ligações ao telefone 153“.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal