Passagem inferior na Ponte São João será entregue

Publicada em 17/09/2014 às 14:05

O prefeito Pedro Bigardi realizou, nesta terça-feira (16), visita técnica à passagem inferior que liga a Ponte São João à avenida União dos Ferroviários. O chefe do Executivo esclareceu que a obra está praticamente pronta e será entregue em outubro. A Secretaria de Transportes realiza agora um estudo para sinalização e mudanças viárias naquela região.

O túnel conta com uma alça que liga quem vem da região da Vila Arens, pela Ferroviários, para a avenida Antônio Frederico Ozanam; outra alça para quem vem sentido Hortolândia-Ozanam; e uma terceira que faz a ligação Ozanam-Ferroviários.

Segundo o prefeito Pedro Bigardi, o trânsito na região deve melhorar com a nova alternativa viária. “É mais uma opção para a população, que tem como objetivo fazer com que o trânsito fique melhor. Essa é uma obra muito complexa, que pegamos já em andamento quando assumimos a administração.”

LEIA TAMBÉM
Novos e modernos veículos são entregues para atender Apae
Prefeitura anuncia Parque Tecnológico finalizado em dois anos

Pedro Bigardi: "Passagem é importante alternativa viária para região"

Pedro Bigardi: “Passagem é importante alternativa viária para região”

De acordo com o secretário de Obras, Alan Piccolo, a obra estava orçada em R$ 46 milhões pela antiga administração. Porém, o atual governo Pedro Bigardi usou R$ 42 milhões para concluí-la e o restante retorna aos cofres públicos para outros investimentos. Ele destaca ainda que a Prefeitura pretende realizar reforma e pintura no Viaduto São João Batista, porém, o serviço só será possível com autorização do Iphan, já que o local é tombado.

O túnel, que tem 110 metros e uma área pavimentada de 6 mil m², já recebeu iluminação em LED e passa pelo trabalho de instalações elétrica e hidráulica. Além disso, a drenagem já foi preparada para receber grande volume de chuvas. São quatro bombas, em um reservatório com capacidade para 300 mil metros cúbicos para a água, que será bombeada para o Rio Jundiaí.

Na parte superior da passagem, onde há gramado, será feita uma área de convivência para a população. Além disso, toda a calçada do lado externo está sendo preparada com acessibilidade. O túnel também conta com área para passagem de pedestres. “Estamos em conversa com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, para usar uma parte que pertence ao Complexo Fepasa como estacionamento”, explicou o prefeito.

Participaram da visita técnica também o secretário de Comunicação Social, André Barros; a diretora de Trânsito da Prefeitura, Regina Romão; o diretor da divisão de fiscalização de trânsito, Thiers Costa Marques Neto; e o diretor da Secretaria de Obras, Arnaldo Guarda.

Obras serão entregues em outubro à população

Obras serão entregues em outubro à população

Estudo
As obras já estão recebendo sinalização horizontal e, em breve, a Secretaria de Transportes fará instalação de semáforos e colocação de placas. Assim que a obra for inaugurada, a equipe de engenharia da pasta iniciará um estudo para avaliar o fluxo de veículos e a adaptação dos motoristas ao túnel. Esse período de observação dura de 4 a 6 meses e é importante para que ajustes sejam realizados.

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/17/passagem-inferior-na-ponte-sao-joao-sera-entregue-em-outubro/
Leia mais sobre ,