Grupo da UBS Rui Barbosa visita Jardim Botânico

Publicada em 19/09/2014 às 19:14

Nem a chuva fina que caiu na tarde desta sexta-feira (19) atrapalhou o passeio ao Jardim Botânico do grupo de 20 idosos atendidos na UBS Rui Barbosa. O passeio antecipou o início da programação para a 17ª Semana Municipal do Idoso, que começa oficialmente nesta segunda-feira (22) nas unidades de saúde dos bairros.

Para a maioria deles, tudo foi novidade. “Eu nunca tinha vindo aqui. Me surpreendi. Tudo é muito lindo”, disse, encantada, Maria Amélia Barreto, de 71 anos. Ela contou que mora em Jundiaí há 25 anos e não conhecia o Jardim Botânico. “Adorei as plantas. Algumas delas eu vi pela primeira vez, como a vassoura de bruxa e a barba de velho (um tipo de bromélia). Agora vou passar a vir mais vezes.”

A árvore pândano chamou a atenção do grupo

Ao lado de Maria Amélia, a viúva Neusa Bergamo Corradini, de 67 anos, também apreciava encantada a tal vassoura de bruxa, com suas inúmeras raízes à mostra. A monitora do Jardim Botânico, Jéssica Lins, acompanhou o grupo e explicou que o nome correto da árvore é pândano.

O grupo visitou o Jardim Africano, o espaço das plantas medicinais, o orquidário e o jardim de cactos. Depois, uma pausa para o lanche, bate-papo e uma aula de alongamento para encerrar. “Depois que fiquei viúva comecei a frequentar o grupo da terceira idade lá da UBS. É muito bom. A gente fica com outra cabeça”, comentou Neusa.

A enfermeira Angelina Romano e a técnica Claudete Pereira Rezende, da UBS Rui Barbosa, acompanharam o grupo e fazem parte da equipe que está organizando a programação da Semana do Idoso na unidade.

Maioria dos idosos esteve pela primeira vez no Botânico

“Escolhemos o Botânico porque muitos deles não conheciam e é um lugar lindo. Nosso objetivo é apresentar o lazer da cidade para esses idosos, mostrar que eles não precisam se isolar, que podem participar ativamente da comunidade. E esse tipo de atividade os motiva”, destacou Angelina.

Mais
A programação da Semana do Idoso na UBS Rui Barbosa prossegue na quarta-feira, dia 24, às 14h, com palestra sobre orientação ao cuidador, com a médica Elizabeth Thomazini. E na quinta-feira, dia 25, às 13h30, haverá o curso de automassagem.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/19/grupo-da-ubs-rui-barbosa-visita-jardim-botanico/