Nova creche no Pacaembu vai atender 120 crianças

Publicada em 22/09/2014 às 18:04

O secretário de Educação de Jundiaí, vice-prefeito Durval Orlato, e o secretário de Obras, Alan Piccolo, realizaram uma visita técnica às obras da creche do Jardim Pacaembu, na manhã desta segunda-feira (22). A ação foi efetuada a pedido do prefeito Pedro Bigardi, que tem como meta a ampliação de vagas para o atendimento de crianças de até 3 anos no município.

A creche, na avenida Bragança Paulista, é uma das cinco que serão construídas na cidade com convênios firmados com os governos estadual e federal, além da Caixa Econômica Federal. A unidade do Jardim Pacaembu está sendo construída com recursos do Programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
No Novo Horizonte, um novo passo na habitação

Biblioteca surpreende visitantes com apresentação musical

Durval Orlato e Alan Piccolo na obra: entrega em 2015

A obra custará em torno de R$ 1,5 milhão. A contrapartida da Prefeitura é a construção do muro de arrimo em gabião e a terraplanagem do terreno, no valor de R$ 337,5 mil.

“Esse prédio, por ficar próximo da avenida dos Imigrantes, vai atender 120 crianças das regiões do Jardim Pacaembu, Tamoio, Vila Nambi e Balsan. A unidade tem um projeto diferenciado e será uma novidade no município”, comenta o secretário de Educação.

Cronograma
Segundo o secretário de Obras, nos próximos 30 dias será concluída a parte da Prefeitura. “Finalizado o muro e a terraplanagem, começa a edificação do prédio com aproximadamente 1,1 mil m². Nesta fase, ficaremos apenas com a fiscalização. A contratação da empresa e o projeto foram efetuados pelo governo federal”, informa o secretário de Obras.

A previsão, segundo cronograma da empresa, é que a entrega ocorra no final de 2015. As demais creches também estão em fase de construção. As unidades atenderão crianças das regiões do Residencial Jundiaí, Jardim Guanabara, Terra da Uva e Vila Tupi.

Esforço
A ampliação da capacidade de atendimento em creches tem sido uma das preocupações da Prefeitura de Jundiaí. Em um ano e meio, a Secretaria de Educação aumentou em 46,47% a oferta de vagas nesta área. Em 2012, havia 4.237 crianças em creches municipais, entidades conveniadas e escolas contratadas. Neste ano, estão sendo atendidas 6.206 crianças. Foram criadas, no período, 1.969 vagas, o que reflete positivamente na lista de espera.

“A cidade, nos últimos anos, cresceu acima da média. Em 2010, 2011 e 2012 foram aprovados muitos empreendimentos imobiliários sem as contrapartidas necessárias por parte dos empreendedores. A quantidade de crianças na lista de espera por creche acompanhou esse crescimento desordenado. Estamos fazendo todos os esforços para reverter essa dívida que nos foi deixada”, acrescenta Durval Orlato.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/22/nova-creche-no-pacaembu-vai-atender-120-criancas/