Agricultura implementa apoio a produtores rurais de Jundiaí

Publicada em 24/09/2014 às 16:47

Ao lado de um “túnel verde” formado pelas parreiras de Niagara Rosada, o agricultor Anderson Tomasetto avalia os cachos de uva ainda em botão que surgem nos galhos e disse que vai derrubar a metade deles. “Estão vindo quatro ou cinco cachos em cada ramo desses e a planta não suporta”, comenta, ao receber a visita de técnicos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Eles fazem parte do trabalho de extensão rural sobre a poda de parte da área visando à colheita da Festa da Uva, de 22 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015.

Essa área de produção, há mais de 120 anos com a família Tomasetto, é um dos 1,5 mil estabelecimentos rurais de Jundiaí apontados oficialmente no censo estadual agropecuário (Lupa) de 2008, atualmente com nova edição em estudo.O serviço de extensão rural em cooperação com a Casa de Agricultura é uma das atividades do setor ao lado do turismo rural, do programa de análise de solo e análise foliar, das vistorias em propriedades rurais para a isenção de imposto predial (IPTU) e até de fornecimento de cobertura verde (palha) e do sistema de feiras e barracas, inclusive orgânicas, entre outros.

Confira o novo site do Turismo Jundiaí

LEIA TAMBÉM
Prefeitura reforça ações com moradores em defesa do Traviú
Agricultura se reúne com representantes da Comissão de Feira Livre

Anderson mostra videira aos técnicos: novas técnicas

Anderson mostra videira aos técnicos: novas técnicas

De acordo com o secretário Marcos Brunholi, o resgate da Festa da Uva de Jundiaí em moldes comunitários no ano passado (coincidindo com a chegada dos 80 anos na chamada “revolução rosada”) faz parte do que o prefeito Pedro Bigardi considera essencial na defesa do cinturão verde do município.

A produção rural em Jundiaí segue ocorrendo em áreas de bairros como Núcleo Colonial, Mato Dentro, Bom Jardim, Fernandes, Engordadouro, Caxambu, Poste, Roseira, Corrupira, Rio Acima, Traviú, Terra Nova, Medeiros, Toca, Ermida, Jundiaí-Mirim e outros.

Para Anderson Tomasetto, premiado pelas frutas cultivadas no Traviú na festa deste ano, a técnica do cultivo em “Y” no formato dos parreirais, permitindo o uso de pequenos tratores de apoio, permitiu chegar ao século 21 mesmo com a escassez de mão de obra no setor. A criação de quadras de outras frutas, como a ameixa, também reforçou a possibilidade.

“O agricultor não tem salário, tem resultados na produção. E a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo é a porta de entrada desse setor para todos os setores na Prefeitura de Jundiaí, por causa desse contato permanente”, comenta a diretora de Agronegócio, engenheira agrônoma Mariana Heloísa Rodrigues Andretta. O contato direto do setor pode ser feito pelos telefones (11) 4589-8581 e 4589-8872.

Cinturão verde
As visitas técnicas da terça-feira (23) também passaram pela propriedade agrícola de Antonio Roberto Losqui
, que tem conciliado produção, pesquisa e turismo rural. Ele ainda não definiu um formato de participação no evento, mas concorda com o simbolismo.

A Festa da Uva deve mesmo ser a festa do agricultor, ajudando a reforçar a necessidade de novas políticas de apoio que faltam no País. Temos futuro se usarmos tecnologias sustentáveis e buscarmos qualidade no sabor e na oferta das frutas”, afirma.

Teste e variedades são defendidos por Roberto

Teste e variedades são defendidos por Roberto

Para Mariana, que contou nas visitas com um dos técnicos do setor (o também agrônomo Felipe Oliveira Magro), o contato direto com os produtores mostra que grande parte do setor em Jundiaí entende a prestação de serviços para a comunidade com “produção” de solo, água, clima, biodiversidade e paisagem cênica, como foi visto em materiais sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

“Recebemos a adesão de 150 produtores cadastrados em nosso projeto-piloto de portal ambiental, da área da bacia do rio Jundiaí-Mirim”, comenta.

A busca de novas parcerias institucionais para fortalecer a agricultura do cinturão verde de Jundiaí, como ocorre com o Instituto Agronômico em pesquisas de novas variedades de frutas (em resistência e sabor) ou com a própria extensão rural da Casa da Agricultura, ambos ligados ao Estado, é uma parte da atuação da Prefeitura de Jundiaí nesse campo.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/24/agricultura-implementa-apoio-a-produtores-rurais-de-jundiai/