Secretário de Cultura visita o Clube dos Surdos

Publicada em 24/09/2014 às 17:26

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, visitou o Clube dos Surdos de Jundiaí, associação que promove o debate e inclusão dos deficientes auditivos da cidade, e foi recebido pelo presidente Cláudio Maroto e assistidos. O convite foi feito pelo titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, que acompanhou a visita.

“Queremos que todos os secretários visitem nossas instituições voltadas para os deficientes, para que conheçam as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia, e, assim, promover um debate sobre acessibilidade e inclusão”, disse Reinaldo.

LEIA TAMBÉM
Emoção e recordações marcam homenagens no Solar do Barão
Arquivo Nacional transfere de arquivos para o Complexo Fepasa

Secretário Tércio Marinho na visita ao Clube dos Surdos

Secretário Tércio Marinho na visita ao Clube dos Surdos

O coordenador destacou a falta de informações que envolvem o tema. “Quando falamos em acessibilidade, as pessoas só pensam em rampas, mas todas as deficiências têm de ser atendidas. Os surdos, por exemplo, não têm uma deficiência aparente, mas também tem necessidades diferenciadas.”

Na área cultural, a principal reivindicação é a inclusão de intérpretes de libras durante os espetáculos e exibições de filmes. “A maior dificuldade que enfrentamos é com a comunicação, mas com interpretes esse problema é resolvido”, informou Cláudio.

No encontro também foi debatida a participação dos surdos nas decisões políticas. “O intuito é interferir na construção de políticas públicas com objetivo de garantir dignidade, além de incluir esta parcela da população que ainda encontra diversas dificuldades de serem compreendidas”, disse o secretário Tércio Marinho.

Cláudio sugeriu que seja promovida uma oficina de linguagem dos palhaços (Clown), técnica desenvolvida no espetáculo “Senhor Dodói” da Cia. de Teatro de Jundiaí. “Esta técnica dá um destaque para a expressão do ator, algo fundamental para o entendimento e compreensão dos surdos”, comentou Reginaldo.

O secretário de Cultura propôs a promoção de atividades na área de fotografia, grafite, artes visuais, dança e teatro. “A visita foi positiva, pude constatar o interesse da secretaria por nossa causa e necessidades”, finalizou Cláudio.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/24/secretario-de-cultura-visita-o-clube-dos-surdos/