Secretaria de Cultura oferece curso sobre história do cinema

Publicada em 25/09/2014 às 16:48

A sétima arte é tema de curso no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”. Estão abertas as inscrições para a oficina ‘História do Cinema – Representação e Arte’, oferecida pela Secretaria de Cultura. Ministradas pelo professor Marcos Valerio, as aulas são gratuitas e começam no dia 1º de outubro, sempre às quartas-feiras, às 14h.

LEIA TAMBÉM
Bairros recebem ‘Senhor Dodói’ no fim de semana
Arquivo Nacional transfere acervos para o Complexo Fepasa

O filme Cidadão Kane será uma das atrações do curso

O filme Cidadão Kane será uma das atrações do curso

Em cada encontro um filme será exibido. “Vamos falar sobre a origem do cinema e suas diversas vertentes”, informa o professor.

Entre os temas estudados estão a origem do cinema, cinema clássico, cinema no construtivismo, expressionismo, surrealismo, cinema de vanguarda, cinema realista, neo-realismo, nouvelle vague, novos cinemas, o retorno de Hollywood e grandes autores.

Ao todo, serão 12 encontros, sempre exibindo filmes referentes ao tema da aula. Entre os longas estão grandes sucessos do cinema, como Cidadão Kane, Pulp Fiction e Laranja Mecânica. “A história do cinema faz parte de uma história mais ampla, que engloba não apenas a das práticas de projeção de imagens, mas também a dos divertimentos populares, dos instrumentos óticos e das pesquisas com imagens fotográficas”, explica Marcos.

Ao todo estão disponíveis 15 vagas. As inscrições podem ser feitas no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/25/secretaria-de-cultura-oferece-curso-sobre-historia-do-cinema/