Integração marca 1º Congresso de Saúde Bucal

Publicada em 26/09/2014 às 18:29

Dois dias de muita informação e integração entre os profissionais da odontologia. Assim foi o 1º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Saúde, que terminou nesta sexta-feira (26) com saldo positivo. Foram 17 palestras e cerca de 150 participantes, entre dentistas e auxiliares odontológicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Itupeva.

Para o coordenador de Saúde Bucal de Jundiaí, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, um dos destaques foi a confraternização entre os profissionais. “O happy hour na quinta-feira, primeiro dia do evento, foi sensacional. As pessoas se conheceram, se integraram de uma forma que já estão falando em um novo encontro. Esse era um dos objetivos do evento, aproximar os profissionais”, destacou.

LEIA TAMBÉM
Semana do Idoso: Programação nos bairros termina no sábado (27)

Em dois dias de evento, foram 17 palestras

A dentista Grazziela Brandt, da UBS Guanabara, também apontou a integração como um dos pontos fortes do evento. “A gente trabalha muito isolado, cada um em um bairro. Esse momento foi importante para a gente se conhecer, trocar experiências e vivências. Conheci muita gente nestes dois dias.”

José Clóvis destacou ainda a diversidade da programação. Segundo ele, uma das preocupações foi abordar a odontologia de forma diferente. “Já na abertura a palestra foi sobre a elegância no comportamento, e já percebemos que as pessoas se comportaram de maneira diferente nesse segundo dia”, comentou.

A programação inclui ainda palestras sobre uso da acupuntura na odontologia, sobre finanças e tributação de profissionais liberais, entre outras. “Com certeza as pessoas que participaram desse congresso saíram daqui diferentes.”

Para encerrar, a palestra foi com hipnólogo Fabio Puentes, que fez apresentação de hipnose e também deu algumas dicas de como o profissional pode encarar melhor as atividades do dia a dia e “mudar a postura da mente”.

O hipnólogo Fabio Puentes encerrou o congresso

Rede
Em Jundiaí, o setor de saúde bucal prioriza, na atenção básica, o atendimento de crianças e adolescentes, gestantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de doenças crônicas.

Além da atenção básica, que está presente em 28 das 37 unidades de saúde, o setor conta ainda com a atenção secundária no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e promove campanhas preventivas nas escolas e também visitas domiciliares no caso de pacientes de pouca mobilidade.

Na atenção terciária (de urgências e emergências), o setor também conta com equipes no pronto-atendimento PA Central 24 Horas e está com espaços reservados no novo sistema descentralizado, começando pela UPA Novo Horizonte.

Balanço
Em 2013, o CEO realizou 23.618 procedimentos, 52% em comparação a 2012, quando foram realizados 15.529 procedimentos. Para este ano, a previsão é de que o Centro realize 28 mil procedimentos.

De acordo com o gerente do CEO, João Luís Tomazzoni de Oliveira, em julho deste ano o centro de especialidades bateu o recorde na quantidade de pacientes agendados (1.213). “E em agosto conseguimos alcançar, segundo nossa pesquisa de satisfação, 100% de pacientes satisfeitos com o serviço.”

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/integracao-marca-1o-congresso-de-saude-bucal/
Leia mais sobre