Semana do Idoso: Programação nos bairros termina no sábado (27)

Publicada em 26/09/2014 às 18:02

Com apresentação de coral, dança, cinema e palestra sobre saúde preventiva na UBS São Camilo, termina neste sábado (27) a programação nos bairros da 17ª Semana Municipal do Idoso. Ao todo, durante toda esta semana, foram realizadas 65 atividades voltadas para os idosos em 22 das 37 unidades da rede municipal de saúde.

Nesta sexta-feira (26), 14 unidades de saúde realizaram atividades. Um dos destaques da programação foi o passeio no Parque da Cidade. Três unidades (ESF Vila Ana e Santa Gertrudes e UBS Novo Horizonte) se organizaram e levaram mais de 200 idosos para uma manhã de atividades, caminhada e passeio no parque.

CONFIRA AS FOTOS DE ALGUNS MOMENTOS DA 17ª SEMANA DO IDOSO

LEIA TAMBÉM
Integração marca 1º Congresso de Saúde Bucal
Atividades continuam pela Semana do Idoso

No Eloy Chaves, aula de zumba animou participantes

No Eloy Chaves, aula de zumba animou participantes

Já para os idosos do Jardim do Lago, o dia movimentado e começou com muita emoção. A equipe da UBS decidiu concentrar a programação da Semana do Idoso nesta sexta-feira (26). As atividades foram realizadas na Emeb Geralda Berthola Facca.

Logo pela manhã, o grupo recebeu uma homenagem dos alunos da escola, que cantaram uma música especial. “Foi linda a apresentação das crianças”, disse, com lágrimas nos olhos, a aposentada Lucidalva Bris de Oliveira Messias, de 69 anos. Ela contou que teve 10 filhos (dois morreram) e tem 15 netos. “Eu adoro criança e fiquei emocionada, principalmente quando eles vieram nos abraçar depois da apresentação.”

Lucidava contou que há 2 anos estava com depressão. “O médico falou que eu tinha que fazer alguma atividade e sair de casa. Comecei a fazer ginástica e em todos os eventos que tem aqui eu participo. Estou bem melhor”, afirmou.

A técnica de enfermagem da UBS, Sandra Maria do Carmo Aguiar e Silva, conta que é a primeira vez que a unidade participa da Semana do Idoso. “Decidimos fazer todas as atividades em um dia só para tentar motivar e animar um pouco os idosos aqui do bairro. Percebemos que eles estão muito desmotivados”, destacou.

Além da homenagem, o grupo participou de um café da manhã, de uma dinâmica especial para melhorar a auto-estima, de um momento de contação de história, praticaram lian gong e participaram do sorteio de brindes.

No Jardim do Lago, mais atividades

No Jardim do Lago, mais atividades

Baile
Na UBS Eloy Chaves, a sexta-feira também foi animada. Depois de uma semana de programação intensa, com palestras e diversas atividades de lazer, a unidade encerrou a Semana do Idoso com música, aula de zumba especial e um baile especial.

“Participei todos os dias. As palestras foram ótimas, de assuntos relevantes e necessários. Você tem de escolher se quer ser idoso ou velho”, disse a aposentada Mida Gazzola, de 71 anos, entre uma dança e outra. Ela contou que também frequenta a Faculdade Aberta da Terceira Idade. “Esse tipo de evento é importante porque o mundo faz o idoso se isolar. E a gente tem que socializar. Isso faz bem para o corpo e para a mente.”

O aposentado Antonio Fessaldi, de 83 anos, não conseguiu participar de todos os eventos da semana, mas fez questão de prestigiar o encerramento nesta sexta-feira. “Ano passado eu vim em tudo. Mas este ano estou mais cansado. Mas é importante a gente participar para se informar, trocar experiências com as pessoas da mesma idade.”

A enfermeira da UBS, Daniele Lara, contou que a programação toda foi pensada para oferecer momentos de lazer e também de informação. “Todos os dias tivemos uma palestra com informações e também um momento de entretenimento. Tivemos um sarau, apresentação do coral, passeio no parque aqui do Eloy”, destacou. Ela contabiliza que, ao todo, cerca de 400 pessoas participaram das atividades.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/semana-do-idoso-programacao-nos-bairros-termina-neste-sabado-27/