Telejornal Redação TVE completa um ano no ar nesta terça-feira (30)

Publicada em 29/09/2014 às 17:23

Beatriz Casadei a apresentadora do Redação TVE

Beatriz Casadei a apresentadora do Redação TVE

O telejornal Redação TVE completa, nesta terça-feira, um ano no ar. Ele é exibido ao vivo, de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30, diretamente do estúdio 1 da TVE, pelo canal 24 da NET, ou pelo site da emissora. Todos os dias, o telespectador fica sabendo das notícias mais importantes da cidade no encontro com a jornalista e apresentadora Beatriz Casadei, sob a direção do jornalista Rafael Zochetti. O Redação TVE integra a nova grade de programação da emissora, que há dois anos passa por um processo de modernização completa da estrutura operacional, que vai da programação até a identidade visual.

LEIA TAMBÉM
TVE Jundiaí é presença garantida na Feira da Amizade 2014

Além de apresentar os fatos mais importantes do dia, o telejornal também traz dois quadros de orientação para o público, que são o ‘Seu Direito’, com a participação do advogado Cristiano Denucci, às terças-feiras, e ‘Papo de Mãe’, com as orientações da psicoterapeuta Samira Banna, às quintas-feiras. Todos os dias, também há o boletim esportivo, com a participação do jornalista Caio Mass.

O Redação TVE
O preparo do telejornal começa bem cedo e tem que estar tudo esquematizado e pronto até as 12h. Além de apresentar o jornal, é Beatriz Casadei quem cuida de todos os detalhes: seleção das notícias, textos, tempo do jornal e a Previsão do Tempo. “É bastante complexo o preparo do telejornal”, explica Beatriz. “É preciso atenção na seleção dos assuntos mais importantes, tenho que editar de forma a aproveitar o tempo com as imagens. Tudo exige muita responsabilidade, pois o público espera um bom trabalho de nossa parte”.

Beatriz lembra que a responsabilidade do Redação TVE não é só dela, pois para que o jornal aconteça todos os dias é necessário um trabalho de equipe. “Defino com editores e com o diretor, as notícias mais importantes”, esclarece Beatriz. “E, quando está tudo pronto, passo o texto e conto com o trabalho do cinegrafista e dos operadores de TP e GC”. TP é Tele Prompter, um programa que envia o texto para a câmera para leitura do apresentador e, GC é o gerador de caracteres, que permite a colocação de legenda na tela. “Fazer o Redação TVE é um trabalho grande, que exige atenção, mas é muito prazeroso e gratificante. É minha paixão”, finaliza a apresentadora.

A psicóloga Samira Bana, por sua vez, considera o quadro ‘Papo de Mãe’ um excelente serviço prestado à população. “Levamos aos pais orientação baseada no desenvolvimento psíquico que auxilia em assuntos como pedofilia, violência e a exposição de jovens a diversos assuntos do dia a dia”.

O diretor Marcos Freitas na entrevista com Tattiane Bardi

O diretor Marcos Freitas na entrevista com Tattiane Bardi

Serviços para população
De acordo com o diretor geral da TVE, Marcos Freitas, o “Redação TVE é o jornal mais descontraído e de prestação de serviços à população
. Por isso, preparamos uma variedade de informações úteis todos os dias”. Ele informa também que, para o próximo ano, ele contará com novos quadros, porém os assuntos estão sendo avaliados.

O diretor de Jornalismo, Rafael Zochetti, afirma que o Redação TVE era um sonho, desde que a nova equipe da emissora foi formada. “As notícias não param. Colocamos o Jornal TVE no ar, mas faltava algo para informar na hora do almoço, que trouxesse as notícias da noite anterior e da manhã. A ideia era tirar a bancada para aproximar mais o público e deixá-lo mais dinâmico. E assim nasceu o Redação TVE”, afirma orgulhoso, o diretor.

Beatriz Casadei e o prefeito Pedro Bigardi em entrevista para o Redação TVE

Beatriz Casadei e o prefeito Pedro Bigardi em entrevista para o Redação TVE

Rosana Pagano
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/29/redacao-tve-completa-um-ano/
Leia mais sobre