Arborização Urbana é tema de encontro em Jundiaí no dia 25

Publicada em 18/09/2014 às 19:03

A chegada da Primavera motivou a Prefeitura de Jundiaí a realizar um seminário com especialistas de arborização urbana, no próximo dia 25 (quinta-feira). O evento, voltado para os técnicos de órgãos públicos e de empresas terceirizadas do setor, terá como palestrantes o engenheiro agrônomo Marcelo Crestana e a médica especializada em patologia pulmonar Thaís Mauad.

“É um tema importantíssimo e está envolvendo o apoio de diversos setores”, afirmou o diretor do Jardim Botânico, Renato Steck. A instituição, ligada à Secretaria de Serviços Públicos, é parceira do Departamento de Parques e Jardins (Dipaj), ao lado da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), responsável pelo viveiro municipal, também o Centro de Engenharia Agrícola (do Instituto Agronômico), a DAE, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí discute plano municipal da mata atlântica
Prefeitura estuda ciclovia em parte da Nove de Julho

Técnicas de poda e as árvores urbanas na saúde: temas do evento

A manhã vai ser destinada ao trabalho com o agrônomo Marcelo Crestana, um dos pioneiros no estudo da arborização urbana, no antigo Centro de Assistência Técnica (CATI) da Secretaria Estadual de Agricultura. À tarde, é a vez da médica Thaís Mauad, ligada à Universidade de São Paulo (USP) e que integra o comitê internacional para nova definição de asma grave. Ela também ministra cursos sobre o papel da arborização urbana para a saúde pública e a qualidade de vida.

Embora sem um censo definitivo, a zona urbana de Jundiaí tem uma estimativa de mais de 150 mil árvores (sem incluir a zona rural ou a área tombada da Serra do Japi), mas ainda com distribuição irregular.

A comissão organizadora do evento conta com o Diretor de Parques e Jardins, Fabiano Oliveira, com o engenheiro Thiago Pinto Pires e com a agrônoma Ana Teresinha Maranha Peche, do Jardim Botânico e Unidam.

Além dos técnicos do setor nas cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), outros interessados podem se inscrever para vagas remanescentes pelo telefone (11) 4582-2468.

Mais ambiente
A Prefeitura de Jundiaí lançou segunda-feira (15) um novo circuito de três pontos, em que os visitantes poderão conhecer mais sobre as árvores da cidade.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/18/arborizacao-urbana-e-tema-de-encontro-em-jundiai-no-dia-25/