Emoção e recordações marcam homenagens no Solar do Barão
Publicada em 24/09/2014 às 16:00A emoção marcou a homenagem prestada pela Prefeitura de Jundiaí aos familiares dos jornalistas Ademir Fernandes, Sidney Mazzoni, Elio Cocheo, Hélio Luiz Lorencini e Erazê Martinho, realizada durante o debate sobre “Comunicação na sociedade contemporânea, suas mudanças e potencialidades”, na noite dessa terça-feira (21), no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão.”
A valorização da cultura e das pessoas que ajudaram no desenvolvimento de Jundiaí é uma determinação do prefeito Pedro Bigardi e faz parte do Programa de Metas da atual administração municipal.
CONFIRA AS FOTOS DO DEBATE “COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”
LEIA TAMBÉM
Secretário de Cultura visita o Clube dos Surdos
Feira da Amizade 2014 terá 89 atrações culturais
Centro de Línguas abre inscrição na próxima quarta (24)
O evento, que integra a programação da 8ª Primavera dos Museus, faz parte da exposição “Da carta ao e-mail: por onde anda a comunicação?”. A entrada é gratuita e a exposição vai até dia 15 de novembro.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, abriu o evento destacando a importância de promover o debate sobre o tema e as homenagens. “A comunicação tem um papel importante no exercício da democracia e quando traz o debate para dentro do museu, a cultura só tem a ganhar”, ressaltou. Sobre as homenagens, destacou que “é uma forma de reconhecimento de profissionais que colaboraram para o avanço do processo de comunicação na cidade.”
Em uma iniciativa das secretarias de Cultura e Comunicação Social, o debate contou com a participação do secretário de Comunicação Social, André Barros, do jornalista Fábio Pescarini e da fotógrafa Adriana Zutini. Em um bate-papo descontraído, os comunicadores fizeram uma avaliação das principais mudanças ocorridas na área, contaram curiosidades sobre a profissão e responderam perguntas do público.
André Barros lembrou que a comunicação foi uma das áreas em que a tecnologia mais produziu impactos. “Confesso que fiquei um pouco assustado de ter tido contato com as peças expostas no museu”, brincou. “A revolução, que chegou às redações com os computadores e segue em ritmo alucinante, sabemos como começou mas não sabemos como vai terminar.”
Para o jornalista Fábio Pescarini, a comunicação passa por uma fase de transformação. “O jornalismo impresso vai deixar de existir, porém o jornalismo não vai acabar, vai crescer”, acredita. Ele relembrou histórias e contou que se emocionou ao ver a lauda do Jornal da Cidade exposta no museu. “Tenho saudades do passado, mas o trabalho eletrônico de hoje também é bacana.”
A fotógrafa Adriana Zutini também acompanhou as mudanças na área. “Sou da época da máquina de escrever, das laudas, das câmeras com filme. A modernidade ajuda, mas tenho saudade daquela época.”
Homenagens
Após o debate, os familiares dos jornalistas Ademir Fernandes, Sidney Mazzoni, Elio Cocheo, Hélio Luiz Lorencini e Erazê Martinho receberam uma homenagem da Prefeitura de Jundiaí pelos trabalhos prestados à cidade pelos comunicadores já falecidos.
A filha do jornalista Ademir Fernandes, Ellen Fernandes, que seguiu a carreira do pai, não escondeu a emoção. “Foi muito emocionante e motivo de orgulho para toda a família este reconhecimento. Meu pai foi um entusiasta do jornalismo, participou da fundação de vários jornais na cidade e mesmo trabalhando em São Paulo, sempre se dedicou a Jundiaí.
Para Cidinha Mazzoni, viúva do jornalista Sidney Mazzoni, foi uma justa homenagem. “Nada mais justo para quem lutou por Jundiaí, começou a carreira em 1972 no Jornal da Cidade, passou pelos jornais O Estado de S.Paulo e Folha da Tarde, cobriu quatro Copas do Mundo e foi editor-chefe do Jornal de Jundiaí”, salientou.
Para Alexandre Lorencini, filho do radialista Hélio Luiz Lorencini, a homenagem é uma forma de relembrar o pai. “Após um certo tempo as pessoas são esquecidas e voltam a ser lembradas através das homenagens.”
Bernardina Baron Cocheo, viúva de Elio Cocheo, compareceu à homenagem acompanhada da família. “Ele foi bem lembrado nesta merecida homenagem. Ele foi um bom pai, um bom esposo e um grande profissional.”
Programação
A programação continua nesta quarta-feira (24), às 19h, com a exibição do documentário “Imigrantes”, que conta a história da região de Jundiaí após a abolição da escravidão e a vinda dos imigrantes. O espetáculo teatral “Amor sem limites”, encenado pelo grupo teatral Performático Éos, é atração da quinta-feira (25), às 19h. Inspirada na era de ouro do rádio, a comédia musical conta as desventuras de Roberta Cartas e Erasmo Augusto.
Na sexta-feira (26), às 19h, acontece uma ação educativa com estudantes universitários dos cursos das áreas de Comunicação Social, Propaganda e Jornalismo na exposição “Da carta ao e-mail: Por onde anda a comunicação?”. E no sábado (27), às 9h30, a mesma ação educativa reúne grupos especiais.
A exposição “Da carta ao e-mail: por onde anda a comunicação” segue até o dia 15 de novembro, no Museu Solar do Barão, com entrada gratuita. Organizada em sete módulos – manuscrito, impresso e digital; fotografia; telecomunicação; Produtora Jundiá; lixo eletrônico; cinemas de rua e TV Educativa de Jundiaí (TVE) – a exposição reúne atas, laudas, câmeras fotográficas de várias épocas, equipamentos de captação e imagem, máquina de escrever, fotografias, entre outras raridades que retratam a história da comunicação na cidade.
Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva


