8ª Primavera dos Museus prossegue com atividades

Publicada em 23/09/2014 às 09:53

Aberta domingo (21) com grande público, a exposição “Da carta ao e-mail: por onde anda a comunicação?”, realizada no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”, marcou a estreia da 8ª Primavera dos Museus em Jundiaí. Com o tema “Museus Criativos”, o evento é realizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) em parceria com a Secretaria de Cultura, e prossegue até o dia 27 com entrada gratuita.

Como subtema, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí escolheu a comunicação e desenvolveu a programação da 8ª Primavera dos Museus que inclui mesa-redonda, exibição de documentário, apresentação teatral e ações educativas. “A exposição traz à tona um tema do cotidiano que interfere na formação social. Vamos trabalhar este tema por meio de uma programação interativa, voltada para todos os públicos”, destaca o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze.

LEIA TAMBÉM
Exposição sobre comunicação abre Primavera no Solar
Exposição: Familiares de comunicadores serão homenageados

Trabalho da primeira produtora de vídeo de Jundiaí: destaque

Trabalho da primeira produtora de vídeo de Jundiaí: destaque

Nesta terça-feira (23), às 19h, acontece a mesa-redonda “Comunicação na sociedade contemporânea, as mudanças e potencialidades”, com a participação de jornalistas convidados. Na oportunidade, a Prefeitura de Jundiaí recebe as famílias dos jornalistas Ademir Fernandes, Sidney Mazzoni, Elio Cocheo, Hélio Luiz Lorencini e Erazê Martinho para uma homenagem aos trabalhos prestados pelos comunicadores já falecidos a Jundiaí. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Comunicação Social, além da TV Educativa (TVE).

A programação continua na quarta-feira (24), às 19h, com a exibição do documentário “Imigrantes”, que conta a história da região de Jundiaí após a abolição da escravidão e a vinda dos imigrantes. O espetáculo teatral “Amor sem limites”, encenado pelo grupo teatral Performático Éos, é atração da quinta-feira (25), às 19h. Inspirada na era de ouro do rádio, a comédia musical conta as desventuras de Roberta Cartas e Erasmo Augusto.

Na sexta-feira (26), às 19h, acontece uma ação educativa com estudantes universitários dos cursos das áreas de Comunicação Social, Propaganda e Jornalismo na exposição “Da carta ao e-mail: Por onde anda a comunicação?”. E no sábado (27), às 9h30, a mesma ação educativa reúne grupos especiais.

Exposição
A exposição “Da carta ao email: por onde anda a comunicação?” é resultado de um intenso trabalho de pesquisa que começou em janeiro deste ano e se intensificou nos últimos meses. Neste período, a equipe do Solar mergulhou em seu próprio acervo, que inclui o Centro de Memória e Museu Solar do Barão.

Organizada em sete módulos – manuscrito, impresso e digital; fotografia; telecomunicação; Produtora Jundiá; lixo eletrônico; cinemas de rua e TV Educativa de Jundiaí (TVE) – a exposição reúne atas, laudas, câmeras fotográficas de várias épocas, equipamentos de captação e imagem, máquina de escrever, fotografias, entre outras raridades que retratam a história da comunicação na cidade.

A exposição e toda a programação da 8ª Primavera dos Museus tem entrada gratuita. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/23/8a-primavera-dos-museus-prossegue-com-varias-atividades/