Exposição sobre comunicação abre Primavera no Solar

Publicada em 21/09/2014 às 22:44

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” abriu neste domingo (21) a exposição “Da carta ao email: por onde anda a comunicação”, que conta a história da comunicação de Jundiaí e no Brasil. A ação integra a 8ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) em parceria com a Secretaria de Cultura. A abertura da exposição coincidiu com a realização do Café com Música, que contou com apresentação do músico Gill Sant’Anna e teve uma grande presença de público. A entrada no museu é gratuita.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou o caráter educativo do trabalho desenvolvido pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí. “Esta exposição é um passeio pela história da comunicação, retratando as mudanças ocorridas nestes últimos 50 anos. Da época em que uma pequena parcela da população tinha acesso ao telefone e à televisão, por exemplo, e hoje as políticas públicas sociais permitem que muitas pessoas tenham acesso à tecnologia. A comunicação é o que nos aproxima e nos identifica.”

LEIA TAMBÉM
Exposição: Familiares de comunicadores serão homenageados

Tércio Marinho destacou o caráter educativo da exposição

Tércio Marinho destacou o caráter educativo da exposição

Segundo o diretor do Museu, Jean Camoleze, a proposta é levar as pessoas à reflexão sobre o tema. “Este resgate histórico tem como intuito levar as pessoas à reflexão sobre o processo da comunicação, um tema do cotidiano que interfere na formação social.”

Organizada em sete módulos – manuscrito, impresso e digital; fotografia; telecomunicação; Produtora Jundiá; lixo eletrônico; cinemas de rua e TV Educativa de Jundiaí (TVE) – a exposição reúne atas, laudas, câmeras fotográficas de várias épocas, equipamentos de captação e imagem, máquina de escrever, fotografias, entre outras raridades que retratam a história da comunicação na cidade.

A professora Tatiana Gonçalves da Silva, 35 anos, foi incentivada pelo filho Eduardo, de 6, a visitar a exposição. “Comentei com meu marido sobre a exposição, meu filho ouviu e demonstrou interesse de conhecer. Estamos maravilhados, é uma exposição riquíssima que todos devem conhecer.”

A advogada Pauline Ortega ficou surpresa com o que viu. “Foram tantas mudanças em tão pouco tempo e a exposição retrata bem isso, nesta casa tão especial que é o Museu Solar do Barão.”

Para o empresário Marcelo Fornari, 25 anos, a exposição é uma viagem no tempo. “Achei bacana a ideia de mostrar a história da comunicação, desde os primórdios até os dias de hoje, levando os visitantes a fazerem uma reflexão sobre o quanto a comunicação progrediu.”

Produtora Jundiá
A abertura da exposição contou com a presença de um dos fundadores da Jundiá Filmes, Gildo Nery Gato, de 88 anos, acompanhado da família. Fundada em 1955, a Jundiá Filmes foi a primeira produtora de filmes de Jundiaí, encerrando as atividades 5 anos depois. “A primeira produção foi um documentário sobre o terceiro centenário de Jundiaí. Também filmamos ‘Crepúsculo de ódios’, que passou nos cinemas de São Paulo, Campinas e Jundiaí”, lembrou Gildo.

No módulo dedicado à produtora estão o Livro Ata nº 1 da Jundiá Filmes e o documento assinado pelos sócios fundadores, extraídos do Centro de Memória de Jundiaí. “Quando fui procurado pela equipe da exposição fiquei surpreso com o interesse de resgatar a história da Jundiá Filmes.”

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Música de Gill Sant'Anna anima público

Música de Gill Sant’Anna anima público

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/21/grande-publico-na-abertura-da-exposicao-sobre-comunicacao/