Comunidade Negra: Novos membros do Conselho tomam posse
Publicada em 19/09/2014 às 14:20Em solenidade realizada no auditório do Paço Municipal, na noite de quinta-feira (18), tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Na oportunidade, o prefeito Pedro Bigardi assinou a portaria número 208, que oficializa a designação dos conselheiros – cuja gestão vai até 2016.
Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância da criação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir) e a participação do Conselho.
LEIA TAMBÉM
Novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência tomam posse
“A criação desta coordenadoria e de todas as outras foi um compromisso e um acerto nosso. Queremos ter um olhar diferente no nosso governo. Já fizemos muita coisa, mas ainda há muito para ser superado e é aqui que entra a participação imprescindível do conselho, que é norteador da política, vai fiscalizar e propor ações”, explicou.
O atual presidente do Conselho, Sérgio Eduardo Gonçalves de Aguiar, destacou o trabalho realizado até agora. “A gente teve uma maior visibilidade e agradeço ao prefeito Pedro Bigardi por isso”, explicou.
A primeira reunião do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra será dia 25 de setembro (quinta-feira), às 14h30, na Diretoria de Conselhos e Entidades Comunitárias, que fica no Espaço dos Conselhos. Neste encontro será definido o novo presidente.
Participaram da solenidade os secretários Tércio Marinho (Cultura), Alan Piccolo (Obras) e Mary Fornari Marinho (Recursos Humanos), além de Marcelo Lo Mônaco (presidente da Escola de Governo e Gestão), Vanderlei Victorino (assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos das Coordenadorias) e Valéria Fonseca, coordenadora da Cepppir.
Pela Câmara Municipal, esteve no ato a vereadora Marilena Negro.
Objetivo
O conselho tem objetivo definir, implementar, fiscalizar as políticas públicas e a legislação atinente à população negra em todos os níveis da Administração Direta e Indireta. Bem como assessorar o Poder Executivo Municipal, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração e a execução de programas da Administração.
Deve exercer o controle social, tendo no âmbito de suas ações, a eliminação da discriminação, a plena inserção na vida socioeconômica e político-cultural da Comunidade Negra, defendendo seus direitos e interesses, bem como o desenvolvimento de estudos, debates e projetos que atendam aos seus objetivos.
Assessoria de imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
14/09/2022
Setembro Amarelo: evento online aborda políticas de prevenção
-
19/11/2016
Marcha da Consciência Negra defende cotas no Centro
-
17/11/2016
Programação especial à Cultura Negra tem início
-
10/11/2016
Dia da Consciência Negra traz atrações culturais a Jundiaí