Educação avança e supera média nacional do Ideb
Publicada em 05/09/2014 às 18:20O desempenho da rede municipal de ensino de Jundiaí no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 melhorou em relação a 2011, última vez em que os números foram divulgados. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (5), e já demonstram a preocupação do governo Pedro Bigardi com o futuro de crianças e jovens da cidade.
Em 2013, o município alcançou nota 6,7 referente aos anos iniciais (1º ao 5º anos) do ensino fundamental, superior aos 6,3 de 2011. Já em relação à média nacional, os números de Jundiaí são ainda mais expressivos. O País obteve a nota 4,9.
MAIS EDUCAÇÃO
Conheça vencedores do concurso da Semana da Pátria
Nos anos finais (do 6º ao 9º anos), a nota obtida por Jundiaí em 2013 foi 4,7, também superior aos 4,3 de 2011. No caso de Brasil, o índice foi 4. “A gente recebe esta informação com satisfação, já que a Educação é nossa prioridade máxima. Todos os investimentos são no sentido de melhorar ainda mais a qualidade e valorizar os profissionais envolvidos nesta área”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.
“Estas notas mostram que a Educação em Jundiaí está no rumo certo. O crescimento é resultado de um trabalho em equipe, em que professores, diretores e servidores da Educação compreenderam as mudanças implementadas. Estamos felizes e sabemos que o desafio, agora, é crescer ainda mais”, disse o secretário de Educação, vice-prefeito Durval Orlato.
Com os resultados, a Secretaria de Educação confirma que o compromisso com a oferta de melhor ensino aos alunos da rede municipal e a valorização dos profissionais estão dando resultado. Desde o ano passado, a administração tem investido em capacitação para os profissionais.
Além disso, todos os estudantes receberam kits de material escolar e didático, houve melhorias na merenda escolar, que passou a ser mais balanceada e variada e, pela primeira vez, a Prefeitura entregou kits completos de uniforme para todos os alunos, da Pré-Escola ao Ensino Fundamental.
O indicador
O Ideb, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um indicador geral da educação nas redes pública e privada. Para compor a nota são levados em conta o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil, em escala de 0 a 10.
Roberta de Sá
Foto: Arquivo
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue