Evento procura empreendedores em Jundiaí

Publicada em 12/09/2014 às 15:30

1941576_723203937714698_2694774369316998128_GO salão azul do Ginásio Municipal de Esportes (Bolão) recebe de 26 a 28 de setembro a maratona de ideias chamada Start Up Weekend Jundiaí. O evento, que já ocorreu em 726 cidades ao redor do mundo, é voltado para a identificação de novos empreendedores de alto impacto.

“Estamos apoiando esse evento porque tem muita proximidade com o processo de construção de nosso Parque Tecnológico que está em andamento”, comenta o diretor de C&T da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Dimas Gonçalves.

Leia AQUI mais sobre o Startup Weekend

Com 150 vagas, o evento começa na noite de sexta-feira (26) com a formação de times em torno das ideias mais apoiadas na abertura e prossegue no sábado (27) e domingo (28) com a construção do modelo de negócio e também na primeira versão do produto (que pode ser um software, um design e outros formatos criativos).

Na tarde de domingo, os times mostram o resultado para um júri formado por investidores e empreendedores de sucesso, que podem transformar a proposta em uma iniciativa real. O balanço da instituição Up Global, maior rede desse tipo no mundo, é que nos mais de 700 eventos realizados até agora “nasceram” mais de 14 mil startups, nome dado a potenciais empreendimentos iniciantes.

“Acreditamos na importância da descentralização do ecossistema de startups e apostamos no potencial de transformação do município de Jundiaí”, comenta Marina Arilha Silva, diretora de inovação social pela agência In-Pulsa ao lado de Filipe Sales, João Garrido, Elisa Carlos Pereira e Camila Virillo.

Na equipe de 12 mentores, cinco juízes e três palestrantes do evento estão nomes reconhecidos no cenário brasileiro de startups, como o professor Moysés Simantob (Fundação Getúlio Vargas, Universidade Estadual de Campinas) e Marco Aurélio Bergamini (Rede Paulista de Inovação), que já atuou no município no processo da incubadora de empresas.

Para o presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto Novais, a demanda é um fato. “Em nosso caso, por exemplo, estamos trabalhando com a Fatec Jundiaí para uma parceria que crie uma sala de aula prática no espaço da incubadora. Basta ver a demanda de migração das estruturas digitais de todos os setores para versões de equipamentos móveis”, comentou.

Além de softwares, o evento abre espaço para o desenvolvimento de novos formatos de produtos (design) e outras propostas da chamada economia criativa. O evento tem também o apoio da Coordenadoria Municipal de Juventude.

Para participar é preciso fazer inscrição, que custa em média R$ 100.

José Arnaldo de Oliveira

Confira o vídeo do evento


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/12/evento-procura-novos-empreendedores-de-jundiai/