Jundiaí discute plano municipal da mata atlântica
Publicada em 01/09/2014 às 18:06Como um dos municípios brasileiros ainda com grande presença de remanescentes da antiga floresta atlântica, Jundiaí promove no dia 17 de setembro evento sobre a implantação do Plano Municipal da Mata Atlântica. Organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o encontro vai contar com a palestra de Mário Mantovani, superintendente da Fundação S.O.S. Mata Atlântica.
LEIA TAMBÉM
Serra do Japi ganha nova trilha de visita no córrego dos Morcegos
Com o nome completo de Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, trata-se de um instrumento de gestão previsto na Lei 11.428, de 2006, mas que ainda não tinha sido utilizado em Jundiaí. Suas principais linhas de ação coincidem em diversos pontos com o plano de metas do governo Pedro Bigardi.
De acordo com o diretor de meio ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, tanto a Serra do Japi quanto as áreas de mananciais, rurais ou remanescentes urbanos merecem cuidados. “Para reforçar esse processo, temos oito técnicos participando da capacitação oferecida pela fundação”, destaca.
Ainda em andamento, a capacitação envolve no mínimo 40 horas-aula ao longo de dois meses. Uma das participantes, a engenheira florestal Ana Maria Pires afirma que o curso tem módulos de estudo de casos onde a implantação do Plano Municipal de Mata Atlântica esteja gerando resultados positivos. “Cada local tem sua realidade, mas é uma visão geral que pode apoiar nosso trabalho”, comenta.
A palestra de Mantovani será no dia 17 de setembro (quarta-feira), às 16h, no auditório do Paço Municipal no oitavo andar.
Encontro do Cerrado
Em uma iniciativa de voluntários, ocorre neste sábado (6), das 8h30 às 12h, o 1º Encontro dos Defensores do Cerrado de Jundiaí. O grupo vai discutir meios de valorizar os remanescentes desse outro bioma também presente no município. O local é o auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), conhecida como Viveiro Municipal, na rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior, s/n, no Jardim Florestal.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa