Pacote de obras dá maior mobilidade ao Guanabara

Publicada em 25/09/2014 às 19:08

Um dos principais tópicos do Programa de Metas criado pelo prefeito Pedro Bigardi foi cumprido à risca na manhã desta quinta-feira (25). No Jardim Guanabara, Bigardi inaugurou um pacote de obras, que envolveu abertura de novas vias, pavimentação, drenagem e melhorias no trânsito local.

Realizada pelas secretarias de Obras e de Transportes, as mudanças proporcionam melhor conforto e segurança aos cidadãos. “Atendemos muitas reivindicações antigas do Guanabara, e ainda temos muito o que realizar”, afirmou Pedro Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DA ENTREGA DA PAVIMENTAÇÃO NO JARDIM GUANABARA

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
Bilhete Único inova a mobilidade em Jundiaí

Programa ‘Bairro Limpo’ realiza ação em sete bairros
Prefeitura planta 188 mudas no Parque Nova República

Prefeito anuncia melhorias no Jardim Guanabara

A obra envolve a avenida Alceu Damião Peixoto, às margens do córrego Guanabara, tornando-a mão dupla de direção. Isso vai auxiliar o fluxo de trânsito daquela região, auxiliando no deslocamento da avenida João Antônio Meccati para a avenida Antônio Pincinato.

“Agora, a via esquerda terá prolongamento na rua Cacilda Becker e a via direita na rua Tupinambá. São mudanças viárias necessárias, visando a melhoria do fluxo de veículos no local e a segurança dos usuários”, explica a diretora de Trânsito, Regina Romão.

Com a abertura da nova via, algumas ruas da região terão o sentido alterado. A Norivaldo Martins da Silva passará a ter sentido único de direção, com sentido da rua Peri para a avenida João Antônio Meccati. A rua Peri também terá sentido único de direção, com sentido da rua Tocantins para a rua Norivaldo Martins da Silva.

Para esta melhoria, foram colocadas 30 placas, 111 m² de tinta para as sinalizações e 400 m² de defensas (dispositivo de proteção para os veículos), totalizando um investimento de R$150 mil.

O projeto
A obra, que teve início em janeiro deste ano, contemplou pavimentação e drenagem da rua Cacilda Becker até a avenida Antônio Pincinato, 1.350 m², com investimento total de R$ 1.236.062,77. Também foram realizadas 160 metros de galeria de água e 450 metros de passeio público.

Obras fazem parte do Complexo Jundiaí

Já a pavimentação e drenagem da via Alceu Damião Peixoto alcançou 3,2 mil m² de extensão, além de 110 metros de galeria de água e 700 m² de passeio público.

“As obras fazem parte do Complexo Jundiaí, que prevê a ligação da avenida Osmundo Santos Pellegrini com o córrego da Walkíria, que começa em janeiro de 2015. Todas essas obras melhoram a mobilidade do Vetor Oeste e desafoga o trânsito da região da avenida Jundiaí com a rodovia Anhanguera”, explica o secretário de Obras, Alan Piccolo.

Participaram também da solenidade o secretário de Transportes, Wilson Folgozi; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; e a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos. Os vereadores José Adair, Valdeci Vilar, José Dias, Rafael Purgato, Marilena Negro e Marcelo Gastaldo representaram a Câmara Municipal.

Em homenagem a Alceu Damião Peixoto, que dá nome à avenida, o genro dele, Ille Negrin, e a esposa Célia Carnio Peixoto também participaram da solenidade.

Mais no bairro
Além das obras, houve também a reorganização nas linhas de ônibus no bairro. A atual linha 521 será substituída. Antes, ela ligava o terminal Vila Arens ao Jardim Guanabara, passando pelas ruas centrais, terminal Central, avenida Jundiaí e rua do Retiro. A partir de agora, a linha 712 realizará esse roteiro, porém não passará mais pelas ruas centrais. Esta nova linha circula todos os dias e reduzirá o tempo de trajeto dos passageiros.

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/25/pacote-de-obras-da-maior-mobilidade-ao-guanabara/