PAT amplia 1.300% em recolocação no mercado

Publicada em 15/09/2014 às 14:20

A rotina de Antônio de Jesus Santos mudou radicalmente há dez dias. Desempregado e “perdendo a esperança em um futuro melhor”, Antônio conquistou uma recolocação profissional por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí.

Aos 47 anos, ele guarda inúmeras semelhanças com a história de tantos outros. Nascido em Ilhéus, na Bahia, veio para o Estado de São Paulo nos anos 2000 em busca de trabalho e melhores condições de vida. Fazendo bicos em Santo Amaro, conta, soube que a construção civil de Jundiaí estava em alta. Resolveu apostar.

MAIS DESENVOLVIMENTO
Prefeito assina R$ 108 milhões para habitação
Startup Weekend procura empreendedores em Jundiaí
Centro Pop muda realidade de moradores de rua em Jundiaí

Antônio: “agarrar a oportunidade para voltar a crescer”

“Vim com a cara e a coragem”, lembra. Quando chegou na cidade, há pouco mais de 2 meses, não conhecia ninguém, não tinha aonde ficar e não tinha trabalho. Para Antônio, naquele momento, havia apenas uma porta a bater. “A primeira coisa que fiz foi procurar o SOS. Eles me encaminharam ao Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) e de lá fui levado ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).”

Ele ainda não sabia, mas no PAT sua vida tomaria um novo rumo. “Passei por uma triagem, fui entrevistado e disseram que era para eu aguardar. Ganhei uma nova carteira de trabalho e, quando menos esperava, eles entraram em contato. Tinham conseguido uma vaga pra mim.” Antônio estava havia dois anos sem registro em carteira.

Antônio é apenas um caso entre centenas de outros que puderam contar com um PAT totalmente redesenhado e otimizado desde o ano passado.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, “em 2013, demos início a uma reorganização geral na relação do município com o Governo do Estado”. Cereser ainda explica que “por meio da Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (Sert), repactuamos o convênio do benefício com a cidade, e trabalhamos no sentido de aproximar as empresas locais, cedendo espaço e infraestrutura para seleção e recrutamento. Em breve, ainda, teremos um novo espaço para o PAT e o Banco do Povo, para atender mais e ainda melhor”.

Virada de Jogo
O que o secretário afirma pode ser conferido nos dados de Jundiaí emitidos pelo Sert. O crescimento de 2013 ante 2012 foi exponencial. Segundo o órgão estadual, foram criadas 7.671 vagas em 2013 ante 1.205 de 2012. Ainda em 2013, foram encaminhadas mais de 12,1 mil pessoas, gerando mais de 600 contratações com carteira assinada. Em 2012, foram 3.397 encaminhados com 46 registros em carteira. Um aumento de mais de 1.300%.

Marcelo Cereser: reorganização na relação com o governo estadual

Para Cida Gibrail, coordenadora do Pat, “os números da cidade são ainda melhores, já que o sistema que contabiliza esse fluxo às vezes fica dias sem funcionar, e essas lacunas não são somadas na conta final”.

Só em agosto de 2014, foram mais de 3,7 mil consultas de vagas, 433 novos cadastros, 121 emissões de carteira de trabalho e 370 vagas abertas. Dentro dessa conta, foram encaminhadas sete pessoas da Fundação Casa, dois egressos do sistema carcerário e 46 moradores de rua assistidos pelo SOS ou Creas POP.

Agora, de carteira assinada, o Antônio atua como operador de máquina em uma construtora. “Mexo numa máquina onde eu misturo água com argamassa”, diz, orgulhoso. Mesmo empregado, ele continua a jantar e a dormir no SOS. Quando atingir as mínimas condições financeiras, será encaminhado pela própria entidade a uma pensão ou imóvel alugado. Isso costuma levar de um a três meses. É o tempo para a tão sonhada vida nova.

“Vou agarrar essa oportunidade com as duas mãos, e bem forte. É muito doído ficar sem um teto. Quando tiver um endereço fixo, quero crescer na área da construção civil, chegar ao posto de topógrafo e ter uma nova família”, faz planos, enquanto olha para o futuro.

Thiago Secco
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/15/pat-amplia-1-300-numero-de-recolocados-no-mercado/