Prefeitura lança ‘pacote histórico’ do Vale do Guapeva

Publicada em 19/09/2014 às 13:41

O prefeito Pedro Bigardi lançou nesta sexta-feira (19) um conjunto de obras e intervenções para a recuperação de dois patrimônios históricos de Jundiaí: a Ponte Torta e a Esplanada do Monte Castelo, mais conhecido como ‘Escadão’. A ação envolve também o trecho 6 do projeto do novo Parque Linear do Rio Guapeva (entre as ruas Vigário João José Rodrigues e Prudente de Moraes). O trabalho faz parte do Programa de Metas idealizado pela atual administração municipal.

“É uma prioridade de governo, que conta com investimentos de contrapartida de um empreendimento nesta área. Na verdade, tem um lado ambiental que também é a ligação entre dois pontos históricos que são a região do Centro e a região da Argos”, afirmou chefe do Executivo.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO DO ‘PACOTE HISTÓRICO’ DO VALE DO GUAPEVA

LEIA TAMBÉM
Ponte será alternativa viária para Vetor Oeste
Obras de habitação no Novo Horizonte têm início
Restauração da Ponte envolve capacitação da comunidade

Prefeito Pedro Bigardi , Sarasá e Daniela da Camara Sutti: histórico

Prefeito Pedro Bigardi , Sarasá e Daniela da Camara Sutti: histórico

De acordo com ele, este setor deve ser contemplado no eixo de ligação do BRT (sistema de ônibus com trânsito rápido) entre os bairros Colônia e Centro. A parceria com o Governo Federal para execução das obras está em andamento.

O diferencial do projeto iniciado na Ponte Torta, ou ‘Ponte dos Bondes’, é o uso da formação técnica de estudantes e profissionais da cidade dentro do conceito de Zeladoria do Patrimônio, envolvendo até mesmo a prensagem de tijolos se necessário. O investimento público é de R$ 769 mil.

Revitalização urbana
Além do processo de restauração da Ponte Torta, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente coordena outros dois projetos na mesma área. Ambos foram viabilizados pela negociação de contrapartidas do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para investimentos da empresa MPD.

O primeiro, elaborado pela equipe de arquitetos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, trata da Requalificação Urbana da Esplanada Monte Castelo (Escadão), ação que está inserida no Plano de Reabilitação da Área Central. Além da ligação entre o vale do rio Guapeva e o Centro, contempla um novo desenho acessível com escadas, rampas e áreas de estar ao lado de novo paisagismo e iluminação.

O segundo investimento, no chamado trecho 6 do projeto do Parque Linear do Rio Guapeva, envolve além do reflorestamento da borda ciliar do rio, implantação de equipamentos de lazer, pistas de caminhada e ciclovia, com mais duas travessias do rio através de passarelas de pedestres. Essa intervenção fica entre as ruas Vigário J.J.Rodrigues, Dr. Cavalcanti e Prudente de Moraes, que visa à integração do parque com a Vila Argos e com o próprio Centro Educacional.

O lançamento do “pacote histórico” contou com a presença dos secretários Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente) e José Carlos Pires (Casa Civil). Pela Secretaria de Cultura, o diretor de Patrimônio Histórico, Donizette Pinto, também participou.

Desenho da "Ponte Torta" feito por Geraldo Tomanik

Desenho da “Ponte Torta” feito por Geraldo Tomanik

Melhorias
O prefeito Pedro Bigardi lembrou também que o trânsito daquela região foi modificado em setembro do ano passado, depois da abertura de uma alça de acesso para a Vila Arens, na rua José do Patrocínio (e da reabertura do acesso do Centro ao Vianelo).

Isso retirou o fluxo caótico que havia sido criado na rotatória da Ponte Torta e liderava as queixas da comunidade na Prefeitura de Jundiaí. Pouco mais tarde, em dezembro, também foi restaurado o fluxo original da rua Bartolomeu Lourenço.

“Ainda existem outros ajustes a serem feitos”, explicou Pedro Bigardi. Além dos ônibus da Zona Leste que enfrentavam trajetos irregulares, o entorno da Ponte Torta ainda abriga obras feitas em anos anteriores que criaram passagens viárias sem acessos para pedestres, ciclistas ou cadeirantes, por exemplo.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/19/prefeitura-lanca-pacote-historico-do-vale-do-guapeva/