Restauração da Ponte envolve capacitação

Publicada em 19/09/2014 às 14:07

Entre os motivos da escolha do Estúdio Sarasá para o trabalho na Ponte Torta (ou ‘Ponte dos Bondes’) está a experiência com educação patrimonial em diversos países, incluindo ações educativas e formação de técnicos do setor, que podem envolver até a prensagem de tijolos para restaurar trechos.

“A base do projeto é entender que a preservação não envolve apenas a materialidade, mas também os valores sociais, históricos e humanos inerentes para revigorar o próprio debate da política cultural”, afirma Toninho Sarasá, coordenador do projeto. O estúdio atua no Brasil desde 1956 e é responsável por alguns dos mais importantes painéis artísticos e edifícios históricos do País.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO DO ‘PACOTE HISTÓRICO’ DO VALE DO GUAPEVA

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança “pacote histórico” do Vale do Guapeva

Flávia Sutelo: "Processo inclui ver patologias do bem"

Flávia Sutelo: “Processo inclui ver patologias do bem”

A praça ao lado do monumento vai ganhar uma base móvel com um programa educacional. Ele será feito por ações de leitura e entendimento sobre a Ponte Torta (1º ao 3º mês), construção do senso de conservação (1º ao 6º mês), medidas de preservação (4º ao 6º mês) e processo de educação patrimonial (1º ao 6º mês). Ao fim, deve incluir até mesmo a filmagem de depoimentos dos pais e avós dos participantes.

“O projeto terá a duração de seis meses. Já estamos mapeando as patologias (doenças) que atingiram o monumento, desde a deterioração até elementos chamados espúrios, como concreto ou ferro que foram acrescentados posteriormente”, comentou Flávia Sutelo, da equipe técnica.

A questão dos pombos (de origem europeia), um dos fatores de degradação do monumento, será tratada com o estudo da situação e com a vinda de profissionais do tema – também uma das especialidades do estúdio de restauração.

O projeto vai definir o processo de escolha dos participantes na próxima semana. “Vamos acertar o perfil e faixas etárias com eles”, explicou a secretária Daniela da Camara Sutti, do Planejamento e Meio Ambiente.

Trabalho também com a memória da paisagem histórica

Trabalho também com a memória da paisagem histórica

Coincidência cultural
A visita ao local contou também com uma surpresa. Moradores daquela região faziam a divulgação do 1º Carnaval Fora de Época, exatamente do Bloco da Ponte Torta, neste sábado (20). A concentração começa às 15h, na rua Silva Jardim (em frente ao Bar Natura), seguida de um desfile de pequeno percurso pelo bairro do Vianelo.

“Estávamos preparando isso há meses e a coincidência com o anúncio da recuperação da velha ponte é muito positiva”, comentou Nelson Faria.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/19/restauracao-da-ponte-torta-vai-capacitar-comunidade/