Unidades de saúde se preparam para a Semana do Idoso

Publicada em 15/09/2014 às 16:46

As unidades de saúde já estão preparadas para a 17ª Semana do Idoso, evento organizado pela Prefeitura de Jundiaí. Este ano, 20 unidades participam da programação, de 22 a 27 de setembro. Apenas a UBS Retiro fará suas atividades na semana de 29 de setembro a 3 de outubro, devido à disponibilidade do salão paroquial, onde as atividades são realizadas.

Ao todo, serão 58 atividades, somente na rede de saúde, entre palestras, apresentações culturais, passeios, gincanas, sarau e bailes. As unidades Agapeama, Eloy Chaves, Morada das Vinhas, Novo Horizonte, Tulipas e Retiro terão atividades todos os dias da semana.

Acompanhe a programação completa da 17ª Semana do Idoso

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança Circuito das Árvores nesta segunda (15)
‘Zumba nos Bairros’ movimentou a Praça da Matriz no sábado (13)

No ano passado, visita aos parques encantou os idosos

No ano passado, visita aos parques encantou os idosos

“O bairro do Eloy tem uma grande população idosa, mas que é muito ativa. No ano passado tivemos mais de 300 pessoas participando das atividades e esperamos uma participação ainda maior neste ano”, destaca a enfermeira Priscila Rossi, que organiza a programação na UBS Eloy Chaves ao lado da enfermeira Daniele Lara.

Segundo a enfermeira, o resultado dessas ações tem sido bastante positivo. “Essa confraternização, essa socialização, ajudam em todos os aspectos, inclusive na parte mental. Muitos idosos melhoraram sua condição de saúde.”

Uma atividade bastante aguardada no Eloy neste ano é o sarau, que abre a programação na segunda-feira (22), às 13h30, na sede da AMO (rua Nancy Carlota Neto, 157). Outro destaque é o Baile da Melhor Idade, marcado para sexta-feira (26), na Sociedade de Amigos do Parque Eloy Chaves – Sape (avenida Carlos Veiga).

Na UBS Novo Horizonte também haverá atividades todos os dias da semana. “É uma região carente e essa é oportunidade de levarmos informação e proporcionar entretenimento para os idosos”, destaca o assistente social da unidade, João Guilherme Oliveira. Segundo ele, muitos idosos não têm o hábito de sair do bairro, por isso a importância de descentralizar a programação.

Além de palestras sobre envelhecimento saudável, cuidados na saúde, saúde bucal e estímulo à memória, a unidade do Novo Horizonte programou um passeio ao Parque da Cidade, com atividades físicas, na sexta-feira (26), às 8h.

Programação central
A programação da 17ª Semana do Idoso começa nesta quinta-feira (18), às 8h30, com a palestra “Mitos do Envelhecimento: Engajamento e Isolamento Social na Velhice”
, com a doutora em gerontologia e professora da USP, Andrea Lopes. A palestra é voltada para o público idoso e será realizada no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), que fica no Parque da Uva.

No mesmo dia 18, às 13h30, Andrea Lopes fala sobre “Abuso na Velhice: Por que devo me importar?”, também no auditório do Funss. Desta vez, a palestra é voltada para funcionários da Prefeitura de Jundiaí.

A terceira palestra será no dia 19 (sexta-feira), às 13h30, no Centro de Convivência do Idoso (Criju), que fica no Complexo Argos. A doutora em gerontologia e professora da PUC São Paulo, Beltrina Côrte, fará palestra sobre “Envelhecimento: Cuidados e abusos” para voluntários da sociedade civil que trabalham com público idoso.

Além das palestras, estão programados dois eventos de lazer. No dia 20 (sábado), às 14h, será realizado o Baile Especial do Criju, e no dia 24 (quarta-feira), também no Criju, haverá a apresentação da Banda São João Batista.

Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/15/unidades-de-saude-se-preparam-para-a-semana-do-idoso/