Centro recebe comemoração do Dia do Idoso

Publicada em 01/10/2014 às 15:44

O Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1), teve uma comemoração especial em Jundiaí. Por meio de parceria entre a Coordenadoria do Idoso e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí, foi realizada uma manhã de muitos atrativos na praça Governador Pedro de Toledo.

O pessoal da Terceira Idade participou de atividades culturais, como a dança, e usufruiu dos serviços oferecidos pela Secretaria da Saúde e Procon, além do atendimento da Associação dos Aposentados.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é premiada no combate à tuberculose
‘Outubro Rosa’ começa nesta quarta-feira (1º)

Vários serviços foram oferecidos no Centro da cidade

Vários serviços foram oferecidos no Centro da cidade

Cláudia Sartori, titular da Coordenadoria do Idoso, disse que o evento serviu também para divulgar a Conferência Municipal do Idoso, que acontece dia 15 de outubro, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. “Essa conferência é muito importante para o debate de questões relacionadas aos idosos, além de preparar o diálogo para a conferência nacional”, disse.

A coordenadora contou sobre outra comemoração, na escola Odila Richter, no Bom Jardim, em que as crianças fizeram uma apresentação para os avós. O tema foi ‘Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa’. “Foi muito bonito e também aproveitamos para entregar a Revista do Idoso, produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura”, contou.

Foi o primeiro ano que o evento, realizado pela Associação dos Aposentados, acontece em parceria com a Prefeitura. Segundo o presidente, Edgard de Assis, a parceria ampliou a oferta de atrativos. “Está bem melhor neste ano com a vinda do pessoal da Saúde, além do Procon, que nos auxilia bastante”.

À Secretaria de Saúde coube fazer o controle da pressão arterial dos idosos que foram à praça, além de medir os níveis de glicemia. Já o Procon, de acordo com Gilberto Batista, recebeu muitos questionamentos sobre direitos dos idosos. “ As perguntas foram muitas, principalmente sobre planos de saúde”, disse.

Aprovado
Dona Lindalva Farias de Souza, 78 anos, disse que não perde um evento desses. “Venho todos os anos e fiz questão de passar pelo estande da Saúde e também dançar bastante”, disse ela, que é frequentadora assídua do Centro de Referência para Idosos (Criju), mantido pela Prefeitura no Complexo Argos. Como ela, José João, 89 anos, aprovou as atividades oferecidas na manhã destinadas à comemoração dos idosos. “Aproveitei para ver a pressão e está tudo em ordem”, comemorou.

Nos estandes montados na praça foram distribuídos diversos materiais impressos, com informações de interesse dos idosos, como a cartilha, panfletos da Previdência Social, dicas de saúde e a última edição do Jornal dos Aposentados, editado pela associação.

Dança não poderia faltar: até as crianças aderiram

Dança não poderia faltar: até as crianças aderiram

Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/01/prefeitura-e-associacao-se-unem-na-comemoracao-do-dia-do-idoso/