Google Glass é atração na feira de logística Brasil Log

Publicada em 02/10/2014 às 17:49

Os visitantes da Feira Internacional de Logística Brasil Log poderão participar de uma experiência inédita e inusitada durante os dias 22 e 24 de outubro, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). A partir dela, a expressão “gravado na retina” deixa de ser menos metafórica para assumir contornos mais reais. Trata-se do Google Glass, uma das últimas novidades da empresa de tecnologia Google, que promete levar seus usuários a um futuro vislumbrado apenas na sétima arte, estreitando consideravelmente a relação homem-máquina. O dispositivo estará à mostra no evento e qualquer um poderá experimentar.

Pela primeira vez em Jundiaí, a tecnologia chega por intermédio de um convite feito pela Companhia de Informática Jundiaí (Cijun), para que a IPNet/Google participasse da Brasil Log. A empresa é uma das duas representantes oficiais da Google no Brasil a deter o selo de excelência (Premier Partner) emitido pela multinacional.

O superintendente da Cijun, Gilberto Marcus Paulielo de Novaes, explica que a relação da Prefeitura de Jundiaí com a multinacional de tecnologia teve início em 2013. “A partir de então, usamos um conjunto de ferramentas do Google chamado Google Apps, que agiliza as práticas diárias da Prefeitura como um todo. A Defesa Civil, por exemplo, usa essa tecnologia no controle de casos da dengue na cidade”, conta Gilberto, que vê a tecnologia como uma ótima ferramenta para facilitar a vida das pessoas.

LEIA TAMBÉM
Fatec Ary Fossen participa pela 1ª vez da Brasil Log

Jundiaí será a ‘capital brasileira da logística’
Confira a programação de palestras do evento

Novidade estará disponível para todos os visitantes da feira

Google Glass
O novo aparelho, que vem sendo chamado de “óculos de realidade aumentada”, tem o mesmo design de um par de óculos, mas conta com uma só lente, para o olho direito. Ali, ficam concentrados um processador, uma câmera, microfone e sensores de som. Logo acima do raio de visão fica uma tela – uma janela à internet, com conexão realizada por meio de Wi Fi ou pelo Bluetooth do celular.

“Imagine você ver algo que interessa, qualquer coisa em qualquer lugar. Basta falar ‘grave e envie por e-mail’, ou ainda ‘faça uma foto do que estou vendo e compartilhe no facebook’”, conta Humberto Garcez, diretor comercial da IPNet.

“É uma experiência inédita e impressionante, que resulta na máxima interação entre ser humano e tecnologia. Quando eu experimentei, foi como estar em algum brinquedo da Disney, foi realmente incrível”, detalha Garcez, explicando que a tecnologia ainda não é comercializada no Brasil.

Gilberto Novaes: parceria entre Prefeitura e Google desde 2013

O principal objetivo, ele explica, foi criar uma extensão da maneira como as pessoas usam o celular, e fazer com que elas não fiquem “presas” ao aparelho para acessar a internet, tirar fotos ou gravar vídeos (ou até, quem sabe, fazer uma ligação), principalmente enquanto dirigem ou fazem a refeição em família, por exemplo.

“Mas o Google Glass também tem uma funcionalidade corporativa muito interessante: alguns policiais norte-americanos já vêm usando o aparelho na identificação de criminosos procurados pela Justiça. Outra usabilidade vem ocorrendo durante cirurgias, em que vários médicos podem trocar informações em tempo real durante o procedimento”. E esses são apenas alguns casos onde esse “bilhete para o futuro” pode ser usado.

Feira
A Prefeitura de Jundiaí será mais uma vez presença garantida na 5ª edição da Brasil Log, feira internacional de logística que atrai oportunidades e investimentos de todo País. O evento será realizado no Parque da Uva, entre os dias 22 e 24 de outubro. Na edição de 2013, aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo Brasil Log.

Thiago Secco
Fotos: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/02/google-glass-e-atracao-na-brasil-log/