Política habitacional é tema de oficina

Publicada em 02/10/2014 às 18:55

Planejamento urbano e política habitacional foram temas da oficina realizada nesta quinta-feira (2), pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) em parceria com a Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe), da PUC São Paulo. A palestra foi ministrada pela arquiteta doutora em urbanismo Rosana Denaldi.

Servidores da Fumas, representantes de diversas secretarias do governo municipal, Senac, Caixa Econômica Federal e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) participaram da oficina. Esse e diversos outros encontros já realizados têm como foco discutir a política municipal de habitação. “Estamos trazendo os experts em urbanismo e habitação social para discutir o tema”, comentou o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira.

Tema foi discutido com servidores e convidados

Segundo ele, a ideia é fazer uma política de habitação articulada, com planejamento territorial urbano e políticas sociais. “Com base nisso vamos ter o crescimento adequado do município, atendendo ao déficit habitacional e contando com o crescimento ordenado”, disse Rodrigo, destacando a importância de que o tema seja discutido por diversas secretarias e órgãos. “Dessa forma, levamos à população habitação com equipamentos públicos, infraestrutura e mobilidade.”

Para a palestrante, que atualmente é professora do curso de engenharia ambiental e urbana do programa de pós-graduação em planejamento e gestão de território da Universidade Federal do ABC (UFABC), Jundiaí sai na frente quando se propõe a implantar a política municipal de habitação de maneira integrada. “A produção habitacional está relacionada à produção da cidade. Habitação é pensar a produção da cidade com o vetor da inclusão social. É importante envolver diversos setores nisso.”

Também esteve no evento nesta quinta-feira a professora da PUC-SP, Rosângela Paz, que coordena a parceria Cedepe-Fumas.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/02/politica-habitacional-e-tema-de-oficina/