Prefeito visita o Procon e elogia equipe

Publicada em 02/10/2014 às 13:55

“Não é por acaso que é referência nacional”, disse o prefeito Pedro Bigardi, após visitar as instalações do Procon de Jundiaí, na manhã dessa quarta-feira (01), após abrir a 1ª Mostra de Engenharia Pública, no anexo da Câmara Municipal, prédio onde está instalado o órgão de defesa do consumidor de Jundiaí.

Para o prefeito, que foi recebido no local pelo coordenador Adílton Garcia, o Procon é um órgão de serviço público que mexe com a vida das pessoas. “Quando elas procuram o Procon, já estão passando por algum tipo de problema e é nessa hora que precisam de um bom atendimento. E isso eu vejo que acontece por aqui”, disse.

O coordenador Adílton Garcia recepcionou o prefeito Pedro Bigardi no Procon

O prefeito está certo. O Procon de Jundiaí tem realizado ações que vêm ganhando repercussão nacional. Uma delas, a Caminhada do Procon, já com duas edições, foi tema de uma explanação do coordenador Adílton Garcia, recentemente em Brasília, onde Procons de todo o País se reuniram para debater questões do setor.

“A forma como o Procon se aproxima da comunidade é o que chamou a atenção naquele evento e tivemos a oportunidade de mostrar a experiência bem sucedida de Jundiaí”, disse Adílton. A Caminhada do Procon é um evento que une informação e solidariedade. Ao mesmo tempo em que as pessoas conhecem um pouco mais sobre o serviço, a legislação e seus direitos como consumidoras, também praticam a solidariedade, com a doação de alimentos.

Inovação
O Procon está definindo as últimas providências para o lançamento do ‘Procon nos Bairros’. Trata-se de um veículo adaptado para funcionar como unidade móvel, levando para mais perto da população, principalmente na periferia, os mesmos serviços disponibilizados na sua sede.

Segundo Adílton o furgão terá dois guichês de atendimento, seis lugares para espera, armários para material administrativo, elevador para facilitar a acessibilidade, toldo externo, ar condicionado e lâmpadas LED para economia de energia.

O veículo foi comprado com recursos de pagamento de multas de empresas autuadas pelo órgão. Quando uma multa é aplicada, 50% do valor são para o Estado e a outra metade é do município, mas só pode ser usada na defesa do consumidor. Com as adaptações, o carro do projeto terá um custo final de R$ 155 mil.

Além dessa, outras ações têm feito o Procon figurar entre os temas mais presentes no dia a dia da população. Um exemplo é o trabalho com estudantes, até mesmo os mais novos, das creches. Com atividades que utilizam diversos recursos, como o teatro de fantoches, as crianças têm contato com as primeiras informações sobre sua condição como cidadãos.

Segundo Adílton, a metodologia adotada pelo Procon foi acertada. E o constante processo de requalificação da equipe, com a participação em cursos de reciclagem, somado à atualização dos equipamentos, completam a estrutura que torna o serviço cada vez mais qualificado, com os resultados mais rápidos e os índices de resolutividade apontando sempre para cima.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/02/prefeito-visita-o-procon-e-elogia-equipe/
Leia mais sobre