Alunos fazem passeata e plantam árvores no Parque da Cidade
Publicada em 03/10/2014 às 17:19Alunos da escola municipal Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, no Caxambu, deixaram a escola para uma atividade especial na tarde desta sexta-feira (3). Acompanhados por pais e professores, os estudantes promoveram uma passeata no Parque da Cidade. Depois, sujaram as mãos de terra, plantando várias mudas de árvores no local. A ação faz parte do projeto de educação ambiental da unidade, desenvolvido com apoio da Secretaria de Educação.
Desde que assumiu o governo, uma das preocupações do prefeito Pedro Bigardi é a questão ambiental. Em março deste ano, ele inaugurou o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), onde os alunos da rede municipal de ensino podem estudar o meio ambiente e conhecer de perto a Serra do Japi.
LEIA TAMBÉM
Mil famílias beneficiadas em troca de 400 mil m² de verde
Biblioteca de Jundiaí recebe criador do boneco do Messi
A Secretaria de Educação também desenvolve o Programa de Educação Ambiental, que já possibilitou que mais de 6 mil crianças entrassem em contato direto com a natureza, por meio de visitas monitoradas a vários espaços existentes em Jundiaí.
“Estamos aqui para mostrar que a natureza é importante e que devemos cuidar das plantas e não jogar lixo nos rios”, contou Nicolly Rodrigues Dias, de 5 anos. Assim como os colegas, ela fez questão de confeccionar e levar um cartaz cheio de desenhos e frases para conscientizar sobre a importância do cuidado com a fauna, a flora e os rios.
Conscientes
Desde o início do ano, a escola desenvolve o programa “Acordar! A cor dar a natureza.” “Trabalhamos questões como a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente para desenvolver a consciência ambiental dos alunos, para que eles criem bons hábitos. Hoje, além de chamar a atenção para o assunto, estamos promovendo uma atividade de reflorestamento com o apoio da DAE”, explica a diretora da unidade, Georgina Prado.
Para a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, a lição aprendida na prática pelos estudantes jamais será esquecida. “Ao promover esse ato e o plantio, especialmente, eles estão vivenciando o aprendizado. Com certeza as crianças se lembrarão deste dia quando forem adultos. É um tipo de experiência que vale por mil lições.”
Roberta de Sá
Foto: Paulo Grégio
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)