Missa marca os 11 anos do Hospital Universitário

Publicada em 03/10/2014 às 13:56

Com uma missa celebrada pelo padre Samuel Romão, o Hospital Universitário (HU) comemorou 11 anos de fundação nesta sexta-feira (3). Realizada no auditório do hospital, a missa contou com a presença de convidados, como médicos, enfermeiros e funcionários, além do prefeito Pedro Bigardi, da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e do secretário de Saúde, Gerson Vilhena.

O HU integra a rede de saúde pública de Jundiaí e presta, dentre outras áreas, um atendimento especializado à mulher e à criança – com ênfase em pediatria, ginecologia e obstetrícia. Para o prefeito Pedro Bigardi, a importância começa desde a implantação em 2003, mas nos últimos meses tem sido peça fundamental nas ações que visam à reestruturação da saúde em nosso município. Para isso, a Prefeitura faz um repasse mensal de R$ 3 milhões.

LEIA TAMBÉM
‘Outubro Rosa’: cerimônia marca início da campanha

Prefeito falou da importância do HU na rede de saúde

Prefeito falou da importância do HU na rede de saúde

“Serviços de saúde dignos e com qualidade têm sido os objetivos desenvolvidos pelo Hospital Universitário ao longo desses anos”, comentou o prefeito. Segundo ele, os profissionais que integram as equipes vão muito além da técnica. “Não há lugar melhor para celebrar a vida do que aqui no HU”, completou o prefeito, referindo-se à comemoração.

De acordo com o secretário Gerson Vilhena, o hospital já confirmou a importância para Jundiaí e toda a região. Só com relação aos partos, dos quase 350 realizados mensalmente, pelo menos 150 são de mulheres de cidades vizinhas. “Sem falar nas cirurgias eletivas e de média complexidade que são realizadas pelo hospital, numa média de 250 ao mês”, informou o secretário. Dessa forma, o HU atende uma população estendida de quase 700 mil habitantes.

O HU tem investido em tecnologia, capacitação e aprimoramento de processos como o credenciamento junto ao Ministério de Saúde para vasectomias, laqueaduras, UTI Neonatal, UTI Infantil e Hospital Dia. Esse atendimento mobiliza uma equipe de 800 pessoas, sendo 350 médicos de diferentes especialidades.

Em fevereiro deste ano, já ultrapassados os 10 anos de fundação, o Hospital Universitário publicou uma revista especial. A média mensal de atendimentos apresentada pela revista é de 865 internações, 324 partos, 8.168 atendimentos de pronto-socorro e 325 cirurgias, levando a uma projeção de 10.380 internações anuais, 3.885 partos por ano, mais de 98 mil atendimentos de pronto socorro e 4 mil cirurgias anuais.

Comemoração contou com missa no auditório

Comemoração contou com missa no auditório

Reforço à saúde
Ainda sobre o HU , além da singularidade de estar relacionado com a Faculdade de Medicina de Jundiaí, instituição que mudou o patamar de qualidade da saúde no município ao formar profissionais envolvidos com a realidade local, trata-se de um dos pontos de excelência da rede municipal, que envolve ainda o Hospital São Vicente, as Unidades Básicas, os Ambulatórios e a Vigilância em Saúde.

A missa em comemoração à data teve a participação também do Coral Unimed, sob a regência do maestro André Minutti. O diretor executivo da Fundação Jaime Rodrigues, mantenedora do HU, Ari Domingos do Amaral, prestou uma homenagem a funcionários que estão há mais de 10 anos no hospital.

Alcir de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/03/missa-marca-os-11-anos-do-hospital-universitario/