Mostra reúne trabalhos do programa ‘Oficinas Culturais’

Publicada em 08/10/2014 às 15:38

O resultado dos trabalhos realizados pelo programa das Oficinas Culturais, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Cultura, será apresentado em uma mostra, neste sábado (11), às 17h, no Galpão das Artes, no Complexo Fepasa, próximo ao Museu da Cia. Paulista, com entrada gratuita. Os artistas da cidade e região estão convidados a participar do evento. Após a apresentação dos trabalhos, o espaço será aberto para manifestações artísticas.

São 17 oficinas que participam da Mostra de Encerramento das Oficinas Culturais, entre as apresentações de dança, teatro, música e circo, e espaço de exposições. Toda a cenografia do espaço, que recebeu o nome de Galpão das Artes, foi feita pelos alunos da oficina Cenografia Teatral, ministrada pela cenógrafa Juliana Fernandes. “Na oficina os alunos aprenderam na prática todos os fundamentos de criação de um cenário, agora vamos apresentar o resultado para toda a população”, salienta Juliana.

LEIA TAMBÉM
Filmes nacionais de graça no Sesão. Quem vai?
Semana da Criança tem teatro infantil no Polytheama

Mostra terá apresentação dos alunos da oficina de teatro

Mostra terá apresentação dos alunos da oficina de teatro

São mais de 300 alunos beneficiados pelo programa das Oficinas Culturais 2014, oferecido gratuitamente para toda a população de Jundiaí. “Nesta gestão, a Secretaria de Cultura oferece formação cultural para os cidadãos por meio do programa, que foi reformulado. Antes, as oficinas eram pagas. Outra mudança é que agora os projetos são selecionados por uma banca de jurados e todos os interessados têm uma formação gratuita”, enfatiza o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto.

A mudança no projeto foi o que chamou a atenção do aluno da oficina de cenografia, Rafael Moraes Beraldo. “Já tinha o interesse por cenografia, mas nunca tinha tido o contato com as técnicas. Esta experiência contribuiu para minha entrada no mercado de trabalho”, comenta.

Alunos da oficina de Visual Merchandising

Alunos da oficina de Visual Merchandising

Profissional
Os alunos viram nas oficinas uma oportunidade de profissionalização. “Pretendo seguir na carreira e nestas aulas aprendi técnicas que mudaram minha forma de interpretar”, fala a aluna de teatro, Viviane Mayara Araújo.

“Estamos investindo na profissionalização dos alunos. Esta apresentação mostra o resultado do investimento público em cultura. Mais do que entretenimento, estamos proporcionando uma formação para a população”, destaca Eufraudísio.

Participam da Mostra de Encerramento as oficinas: aCriação Poética na Música Popular Brasileira, DJs em ação, Viva Dança – Dança Circular, Dança Contemporânea, Visual Merchandising, Introdução a Vitrines e Interiores Comerciais, Criação Literária: Crônica, Conto e Poesia, Máscaras de Papel Machê, Oficina de Desenho, Estação Cambalhota – Circo, Criação Teatral, Estilo Pessoal na Arte Urbana, Teatro – Para Jogar e Criar, A Cenografia Teatral e Seus Caminhos, Brincriar – Construção de Brinquedos de Sucata, Teoria e Prática Fotográfica, Histórias em Quadrinhos e Desenhando a Imaginação.

A apresentação gratuita acontece no Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro. Mais informações: (11) 4521-1430.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/08/mostra-reune-trabalhos-do-programa-oficinas-culturais/
Leia mais sobre