Prefeitura ajusta ações para a ‘nova’ Ponte Torta

Publicada em 10/10/2014 às 17:24

A restauração de um dos símbolos históricos da cidade, a Ponte Torta, teve os detalhes do lançamento que será feito ainda em outubro discutidos nesta sexta-feira (10). A reunião envolveu a equipe responsável pela ação, representantes das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Educação, Transportes, Cultura e Comunicação Social, além da TV Educativa (TVE).

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, afirmou que o projeto é estratégico dentro do governo Pedro Bigardi e o envolvimento de diversos setores é essencial para esse conceito urbano de valorização patrimonial.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura detalha ações para o bem-estar animal

Patrimônio Cultural aprova o tombamento da Casa Rosa

Reunião discute ajustes finais do projeto de “zeladoria”

“Trabalhamos há 30 anos com restauração de patrimônio histórico e cultural, mas na metade disso percebemos que somente o lado material não basta. Um patrimônio tem que ser reconhecido pela sociedade e por isso a importância do zelo, de onde vem a palavra zeladoria trabalhada por nós neste contexto”, comentou Toninho Sarasá.

Na reunião, que contou com os secretários Wilson Folgozi de Brito (Transportes) e André Barros (Comunicação) além dos diretores Jean Camolese e Donizete Pinto (Cultura) e Luciano Ferro (Educação), do superintendente Thiago Godinho (TV Educativa) e de Angélica Ribeiro, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio (Compac), começaram a ser desenhadas as ações que serão itinerantes em bairros e fixas no entorno da Ponte Torta até o mês de fevereiro.

Origem
Uma das visões a serem fortalecidas é a origem desse bem arquitetônico como passagem de bondes entre a Estação da São Paulo Railway, na Vila Arens, e a área mais antiga do Centro na década de 1890 – e depois com o uso de pedestres até os barrancos do rio serem rebaixados, no século 20. Um dos elementos do trabalho com técnicos, moradores e estudantes será o tijolo (em tamanho normal ou em miniatura) e suas formas de uso que não existiam no período colonial.

Ações envolvem vários órgãos do governo

“É uma mobilização que visa ser um ponto de partida para um processo mais amplo”, resumiu Daniela, que coordenou um encontro com muitas propostas surgidas tanto dos representantes da Prefeitura quanto da equipe especializada, que além de Toninho contou com a presença de Gilson Alcântara, Michel Gorski e Flávia Sutelo da Rosa.

A Ponte Torta, localizada sobre o rio Guapeva, tem no entorno os bairros do Vianelo e da Vila Arens, o acesso ao Centro pela região da Esplanada do Monte Castelo e também a área da Vila Argos, com diversos equipamentos culturais e educacionais. Em reforma iniciada anteriormente, o monumento ficou completamente isolado do acesso público e isso está sendo analisado dentro do projeto que será lançado oficialmente nas próximas semanas.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/10/prefeitura-ajusta-acoes-para-a-nova-ponte-torta/