Fumas atinge 11 mil atualizações e 6,2 mil novos cadastros

Publicada em 14/10/2014 às 16:26

Quem deseja participar dos sorteios de unidades habitacionais em Jundiaí deve ficar atento. A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) fará a atualização dos cadastros já existentes até o dia 5 de fevereiro. Quem ainda não faz parte desse banco de dados também pode se inscrever. Até o momento, 11 mil famílias já atualizaram e 6,2 mil novos se inscreveram.

Para a assessora de habitação da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, o número é considerado expressivo. “Já atingimos 50% de atualizações. É importante manter o cadastro em dia para que possamos incluir essas famílias nos programas habitacionais”, explica.

LEIA TAMBÉM
Fumas discute Política Municipal de Habitação
Fumas avança na construção do Plano Municipal de Habitação

Anúncio da construção de apartamentos na Vila Ana: dignidade

De acordo com ela, para se cadastrar é necessário residir em Jundiaí, não possuir imóveis e ter renda familiar de até 10 salários mínimos. Para se cadastrar, basta acessar o Sistema Municipal de Informações Habitacionais (SIMIH).

O cadastro é simples. Basta clicar no campo ‘cadastre-se aqui’. Após informar os dados solicitados, será enviada uma senha por e-mail que dará acesso ao documento completo. Todos os cidadãos que já possuem o cadastro permanente devem atualizá-lo.

Quem não tem internet pode usar os computadores do Acessa Jundiaí, que estão em vários pontos: Paço Municipal, Acessa São Paulo, Biblioteca Municipal Professor ‘Nelson Foot’, CRAS Novo Horizonte, CRAS São Camilo, Centro de Referência do Idoso (CRIJU), Parque Tulipas, Terminal Rami, Terminal Central, Terminal Colônia, Terminal Eloy Chaves, Terminal Vila Arens e Terminal Cecap.

Manter os dados cadastrais atualizados é importante para que a Fundação entre em contato para esclarecimentos, dúvidas, convocações e informações sobre empreendimentos habitacionais. “Caso o cadastro esteja desatualizado, o munícipe pode ficar de fora dos sorteios.”

Plano de Habitação
A atualização cadastral no SIMIH faz parte de uma série de ações da Fumas, que fazem parte do Plano Local de Habitação de Interesse Social.

No dia 9, a Fundação deu início ao processo de diagnóstico do Plano, no qual apresentou a situação dos assentamentos precários da cidade. Também foi esclarecido como está a adesão ao Sistema Municipal de Informações Habitacionais. O encontro reuniu representantes de secretarias da Prefeitura de Jundiaí e membros da empresa Demacamp, contratada para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social.

A expectativa é de que o Plano seja concluído em 8 meses. Durante a elaboração, serão realizadas audiências públicas, discussões com diversas secretarias do governo e conversas com os conselhos municipais. O resultado desse estudo possibilitará o planejamento de ações no campo da habitação, articulação de políticas públicas e sociais, além do planejamento territorial urbano e modificações em legislações.

Também será possível saber onde há necessidade de implantação de habitação de interesse social, onde estão as famílias, nortear parcerias com a iniciativa privada e diagnosticar a realidade do município.

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/14/fumas-atinge-11-mil-atualizacoes-e-62-mil-novos-cadastros/