Alunos da rede municipal vão para 2ª fase da Olimpíada da Astra

Publicada em 15/10/2014 às 13:29

Dois estudantes da Emeb Professor Pedro Clarismundo Fornari, no bairro Rio Acima, foram classificados para a segunda etapa da 19º Olimpíada Estudantil Astra de Matemática. Essa foi a primeira vez que uma escola da rede municipal participou do programa, que reuniu 10.880 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 110 escolas públicas e privadas da região de Jundiaí.

Uma das metas da administração do prefeito Pedro Bigardi é ofertar educação de qualidade para as crianças de Jundiaí. A Secretaria de Educação tem seguido à risca essa orientação e os frutos estão sendo colhidos.

LEIA TAMBÉM
Desafios cumpridos marcam o Dia dos Professores
Secretaria de Educação abre inscrições para creches

Os alunos premiados em concurso: novos talentos

Os alunos premiados em concurso: novos talentos

Ismael Fernando Silva de Souza e Erick Richard Bessa Guimarães, ambos com 14 anos, foram classificados para a etapa seguinte: uma prova na empresa Astra. O primeiro processo seletivo realizado na escola reuniu pelo menos 80 alunos.

Pela participação, os dois receberam um brinde, um certificado de participação e foram convidados a participar da seletiva para as vagas de aprendiz, assim que completarem 15 anos, e para as vagas disponíveis nas empresas do grupo, quando tiverem 16 anos.

“Tanto a participação das classes de 9º ano quanto a classificação de dois alunos na Olimpíada foram importantes. Todos ficaram motivados ao ver como isso pode gerar possibilidades, neste caso, de emprego. Por ser uma escola rural, aqui a realidade é um pouco diferente. O Ismael e o Erick trouxeram uma nova experiência. O entusiasmo deles contagiou os demais”, destaca o diretor da Emeb, Rafael Messias Merlim.

A Olimpíada Estudantil Astra de Matemática começou em 1996 com o objetivo de estimular o estudo da matemática e incentivar o entrosamento da empresa com as instituições de ensino. Dia 7 de novembro serão conhecidos os ganhadores desta edição. Os dois primeiros, juntamente com as escolas, ganham um computador e uma impressora cada. Os classificados do terceiro ao décimo lugar receberão uma calculadora científica cada.

Destaque
Alunos de escolas municipais de Jundiaí têm se destacado em várias ações. Recentemente, três estudantes de Emebs tiveram os textos escolhidos e representarão o município na fase estadual da 4º Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Ao todo sete textos foram selecionados, entre 67.

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que ocorre de dois em dois anos para incentivar o ensino da literatura.

Roberta de Sá
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/15/alunos-da-rede-municipal-participam-da-2a-fase-da-olimpiada-da-astra/
Leia mais sobre