Alunos da Apae vão conhecer o trabalho das secretarias

Publicada em 16/10/2014 às 10:39

Os alunos da Associação de Pais e Mestres (APAE) de Jundiaí terão a oportunidade de conhecer as secretarias municipais e um pouco do trabalho desenvolvido por elas na cidade. A atividade faz parte do trabalho pedagógico da instituição, que ainda está elaborando uma programação para que o pessoal visite o Paço Municipal.

A informação é da coordenadora da APAE, Margarete Spiandorin, que nesta quinta-feira (16) participou da reunião mensal de trabalho do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente, no Paço Municipal. O titular da Coordenadoria da Pessoa Deficiente, Reinaldo Fernandes, também participou.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Educação abre inscrições para creches
Fumas atinge 11 mil atualizações e 6,2 mil novos cadastros

Reunião de rotina do Conselho dos Deficientes ocorreu no Paço

Reunião de rotina do Conselho dos Deficientes ocorreu no Paço

A coordenadora da APAE levou para a reunião alguns alunos, para que eles comecem a vivenciar o trabalho do próprio Conselho e da Coordenadoria e, assim, entender como funcionam as políticas públicas para as pessoas deficientes. “Nós chamamos este processo de auto-defensoria, ou seja, dar voz aos deficientes, um direito à cidadania”, explicou Margarete.

Margarete citou também, como exemplo de ações que são realizadas com foco nos deficientes, o transporte adaptado. “Eles utilizam, mas não sabem o que foi feito até que o serviço passasse a ser realizado efetivamente”, disse. A visita às secretarias será uma oportunidade de assimilar, dentre outras coisas, o quanto o poder público está presente no processo da inclusão.

E, quando se fala em inclusão, a Prefeitura de Jundiaí tem feito a sua parte. A criação de uma coordenadoria para tratar das questões foi decisiva para os avanços alcançados. “O diálogo com o Conselho, também, facilita no caminho das políticas públicas”, explica o titular da Coordenadoria da Pessoa Deficiente, Reinaldo Fernandes

O próprio prefeito Pedro Bigardi tem acompanhado de perto o cumprimento das metas estabelecidas por ele para sua administração, que contempla a acessibilidade e a inclusão. Todas as obras públicas têm essa preocupação, seja na construção de pisos táteis, no aumento da frota de ônibus adaptados ou na capacitação dos servidores públicos para atender de forma digna pessoas com deficiência auditiva. “E nós, da Coordenadoria, cuidamos para que a interlocução com o poder público seja uma constante”, finaliza Reinaldo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/16/alunos-da-apae-vao-conhecer-o-trabalho-das-secretarias-municipais/