Prefeitura inicia ‘transformação’ no Jardim do Lago

Publicada em 18/10/2014 às 15:13

A retirada de postes obsoletos que ocupavam parte do canteiro central da avenida Samuel Martins, no Jardim do Lago, foi a principal ação da Prefeitura de Jundiaí neste sábado (18) como parte dos preparativos da revitalização desse trecho da avenida. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com a concessionária CPFL, com apoio da Secretaria de Transportes e de empresas terceirizadas.

Nesse trecho arborizado, entre a rotatória do Jardim Estádio e a Vila São Sebastião, uma intervenção urbanística solicitada pelo prefeito Pedro Bigardi está sendo detalhada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e pela Secretaria de Obras.

LEIA TAMBÉM
Feira Internacional de Logística começa no dia 22

Área de lazer vira ponto de encontro no Jardim Califórnia

Rogério coordena ação na Samuel Martins: preparativos para revitalização

“São 26 postes obsoletos, que usavam lâmpadas de sódio inadequadas e hoje substituídas na iluminação lateral, mais segura. Serão usados em outras finalidades, como quadras esportivas, porque estão fora do padrão técnico”, explicou Rogério Lúcio, especialista da Divisão da Iluminação Pública.

O trabalho usou uma retroescavadeira, dois caminhões tipo munck e outros dois caminhões tipo cesto. Como abriga árvores de porte médio, a retirada exigiu manobras precisas para a remoção dos postes entre troncos e galhos.

A região do Jardim do Lago também está sendo alvo de outras intervenções, como o novo parque em andamento e que teve seus preparativos finais adiados pela estiagem atípica ocorrida neste ano. Além disso, vias de acesso para a região, como a avenida Fernando Arens (paralela à avenida Samuel Martins em seu trecho da Vila Progresso) foram recapeadas.

Nova ação
Outro trabalho semelhante, com retirada de 14 postes, estes com luminárias, foi programado também para este domingo (19) no trecho da avenida União dos Ferroviários. Localizado entre a rua Engenheiro Monlevade e a rua Siqueira de Moraes, ocorre pela substituição por postes maiores e de iluminação mais destacada no complexo de acesso ao novo túnel entre Centro e Ponte São João, com abertura marcada para a meia noite do domingo (26).

Além do peso dos postes, todo cuidado com as árvores em torno

Nesse caso, o trabalho faz parte de uma transformação mais imediata e que vai incluir mudanças viárias como na rua Dr. Torres Neves, com mão única no sentido Ponte-Centro. Os cuidados com a luminosidade noturna envolvem o uso das ruas Engenheiro Monlevade e Siqueira de Moraes para o acesso no sentido Centro-Ponte.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/18/prefeitura-inicia-transformacao-no-jardim-do-lago/