‘Viagem Fantástica’ realiza versão com acessibilidade no Poly

Publicada em 20/10/2014 às 16:44

Cumprindo a proposta de promover a acessibilidade também na produção cultural, a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência levou um grupo de pessoas ao Teatro Polytheama para participar do programa “Viagem Fantástica”. O objetivo da ação, realizada na manhã desta segunda-feira (20), foi contar a história do centenário espaço em forma de visita encenada e monitorada.

O titular da coordenadoria, Reinaldo Fernandes, explicou que o objetivo foi mostrar que acessibilidade não é só rampa, nem reserva de vagas em estacionamentos. “As pessoas com deficiência têm uma carência de alternativas no meio cultural, porque acessibilidade ainda é um fato novo nesse segmento. Nós estamos dando os primeiros passos para mudar isso”, disse.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura reafirma apoio à cultura popular
Palestra abre a Semana de Língua e Cultura na Argos
Moradores do São Camilo se apresentam no Polytheama nesta terça (21)

Num dos momentos da visita, corrente de emoção

Num dos momentos da visita, corrente de emoção

Entre os convidados estava o presidente da União dos Deficientes de Jundiaí e Região, Ariosto Francisco Conceição, que é deficiente visual. Para ele, nenhum detalhe escapou graças ao acompanhamento feito pelo assessor da coordenadoria, Júnior Nascimento, que utilizou o recurso da áudio-descrição.

Nenhum detalhe passa despercebido

Nenhum detalhe passa despercebido

“Eu enxergava até 7 anos atrás, quando fiquei cego por conta do Glaucoma. Já conhecia o Polytheama, mas nessa nova situação e com ajuda da áudio-descrição peguei todos os detalhes que antes não me chamaram a atenção”, contou.

Viagem Fantástica
As atrizes Carol Ferretti e Carol Úngaro encarnam diversos personagens durante o passeio por entre as diversas alas do Polytheama – aquelas inclusive que o público não costuma ter acesso. A viagem, com texto criado por elas mesmas, começa com a inauguração. O ato de 13 de dezembro de 1911 é repetido pelos participantes da viagem.

Nenhum detalhe passa despercebido e até mesmo a posição dos tijolos têm uma explicação e uma história. Os quase 90 minutos de duração da visita passam muito rápido e parecem ser muito pouco diante do interesse que toma conta dos visitantes a cada nova informação recebida e a cada passo dado. Até um acessório que chegou no novo século faz parte do texto, que consegue mostrar como passado e presente convivem juntos sem quebrar a magnitude histórica do imóvel.

“A vida deste teatro vai além destas paredes”, diz uma das Carol, no final da viagem, quando os participantes já não conseguem mais disfarçar a emoção. Na cena final, quando todos se dão as mãos para formar um grande círculo, as cortinas se abrem e a sensação é de que eles também passaram a integrar a história do Polytheama.

Para participar da Viagem Fantástica, é preciso ficar atento às datas. Para mais informações basta ligar no telefone (11) 4586-2472. A exigência é que sejam grupos entre 10 e 30 pessoas.

Alcir de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/20/viagem-fantastica-ao-polytheama-realiza-versao-com-acessibilidade/