Museu recebe inscrições para exposições de presépios

Publicada em 21/10/2014 às 15:03

Símbolos da fé cristã e manifestação artística popular, que buscam mostrar a simplicidade do nascimento de Jesus Cristo, os presépios são tema da exposição que vai de 1º de dezembro à 6 de janeiro de 2015, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. Artistas, colecionadores, artesãos e demais interessados em expor seus trabalhos podem se inscrever até a terça-feira (28), no Museu Solar do Barão.

Com a participação de artistas jundiaienses e uma grande variedade de trabalhos, a Exposição de Presépio de 2014, promovida pela Secretaria de Cultura, tem como objetivo valorizar a participação popular nas artes e na história.

LEIA TAMBÉM
Cultura abre inscrições para Programa Jovens Instrumentistas
Oficinas do ‘Programa Estímulo’ chegam à fase final de inscrições

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário Tércio Marinho na exposição do ano passado

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário Tércio Marinho na exposição do ano passado

“A Exposição de Presépios se apresenta nas mais variadas formas, materiais e técnicas, mas com um forte intuito de destacar a humildade e valorizar as tradições populares. Remetendo às antigas tradições, da abertura das casas para a visitação dos presépios, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí abre as portas para a população se apropriar dos espaços e partilharem este momento das comemorações natalinas”, salienta o diretor do Museu, Jean Camoleze.

Segundo ele, a ideia é contemplar o maior número de trabalhos inscritos. “Com a proposta de valorizar os artesãos locais, montamos uma estrutura especial para receber as obras no museu, proporcionando um espaço de visibilidade para estes artistas”, salienta.

Jean destaca que a Exposição de Presépios do Museu Solar do Barão é um dos eventos mais tradicionais da cidade e mostra valores e riquezas da cultura popular. “Ao momento que proporcionamos esta exposição garantimos uma expressão artística, que faz parte do cotidiano da população.”

No ano passado, visitaram a exposição no Solar do Barão cerca de 4 mil pessoas. “Muita gente costuma visitar o Centro no período natalino e aproveitam para visitar a exposição. Para este ano, esperamos superar o público do ano passado com uma programação especial”, adianta o diretor.

A programação inclui apresentações de corais da cidade e região. Neste período, o Museu funcionará em horário diferenciado: de 1º a 23 de dezembro, às segundas das 17h às 21h; de terça a sexta das 10 às 21h e aos sábados das 9h às 13h.

Os interessados em participar como expositores devem entrar em contato com o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí pelos telefones (11) 4586-8414 ou (11) 4521-6259.

Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/21/museu-recebe-inscricoes-para-exposicoes-de-presepios/